Segurança no e-mail e redes sociais

As mensagens enviadas por e-mail ou redes sociais são uma das maiores fontes de pragas virtuais, além de permitirem roubos de identidade.

Grande parte dos golpes são disseminados tanto nas redes sociais quanto nas mensagens de e-mail; por isso, as dicas de um podem valer para o outro também.

Tome cuidado com mensagens que provocam curiosidade e dependem de links ou anexos para a visualização do conteúdo. Geralmente, estas mensagens contêm vírus capazes de roubar informações e “sequestrar” contas de e-mail e de redes sociais, reenviando as mensagens maliciosas sem a sua autorização.

  1. Também é importante ter em mente que a maioria das grandes empresas, bancos e órgãos governamentais não realizam qualquer tipo de comunicação por e-mail. Assim, se você receber um e-mail cobrando alguma dívida que você não tem, descarte na hora e marque-o como spam.

    Nas redes sociais é importante manter as informações disponíveis apenas para sua lista de contatos (que deve conter apenas pessoas confiáveis), o que dificulta o roubo de identidade. Algumas informações pessoais não precisam ser postadas, como endereços ou números de telefone. Evite também compartilhar fotos que mostrem bens materiais ou que possam “informar” um criminoso quais são seus costumes fora da internet (viagens, festas, bens materiais). Estas informações são cada vez mais utilizadas por assaltantes e sequestradores. 

Essa resposta foi útil para você?

No Yes Obrigado por sua avaliação!

Nenhum resultado satisfatório? Fale com a gente pelo chat ao vivo: Abrir chat ao vivo

Se ainda tiver dúvidas, envie-nos uma mensagem para respondermos assim que possível

Envie sua pergunta
Clique aqui para iniciar a instalação.