10 coisas que você não sabia que o seu Android pode fazer

Parece até estranho quando chamamos nossos smartphones de “telefones”, já que eles são de fato muito mais que isso. Um smartphone com sistema Android é um computador de […]

Parece até estranho quando chamamos nossos smartphones de “telefones”, já que eles são de fato muito mais que isso. Um smartphone com sistema Android é um computador de bolso poderoso, e ele pode fazer coisas legais que poucas pessoas sabem. Aqui estão 10 recursos do Android pouco conhecidos, e muito úteis:

1) Digite com uma mão com o teclado do Google

Isso é especialmente útil quando você está carregando sacolas ou em pé no metrô. O Android permite que você passe o dedo pelas teclas que você precisa sem levantar a mão da tela. Este recurso pode ser ativado através do download do aplicativo de teclado do Google (Google Keyboard) na Google Play Store.

2) Com a palma da mão

Quando o telefone tocar durante uma reunião de negócios ou outro momento inoportuno, basta colocar a palma da mão sobre a tela para silenciá-lo imediatamente.  Se quiser tirar um print da tela, basta deslizar a palma da mão sobre a mesma e, pronto! Você terá uma imagem. Você pode ativar esse recurso na guia Movimentos da palma em Configurações.

3) Tire um print no Android

Tirar fotos da própria tela (ou seja, tirar print dela) é bem simples no Android. Basta clicar nos botões Início, Liga/Desliga e Volume+ simultaneamente. Pronto! Dessa maneira você tira o print de tela no android e as fotos são salvas no próprio celular.

4) Toque para compartilhar 

Um recurso chamado Android Beam permite que você encoste o seu celular na parte de trás do telefone de um amigo, depois toque novamente para transferir um aplicativo, fotos ou músicas entre os dispositivos. Certifique-se de ter um aparelho compatível e ativar a opção NFC (Near Field Communication) na aba Configurações.

5) Bloqueio com reconhecimento facial

 Acesse Configurações e selecione “Desbloqueio facial”. Tire uma selfie do seu rosto. Pronto! A partir de agora, o seu telefone irá desbloquear toda vez que identificar seu rosto. E não se preocupe com alguém tentando desbloquear o telefone usando uma foto, porque você pode ativar a “Verificação de presença”, que exige que você pisque os olhos antes do telefone desbloquear.

Mascote símbolo do Android

6) Faça um filme

 Com o Android 4.3 ou superior, o telefone criará automaticamente curtas-metragens que combinam clips de vídeo, música e fotos armazenados no seu perfil do Google+. No topo da seção Fotos, clique no pequeno ícone de câmera de vídeo. Escolha as imagens e a música que você quer em seu filme e o Android fará o resto!

7) Inverta as cores

 Você já teve problemas para ver sua tela sob luz intensa, como em uma rua à noite ou em um corredor escuro? O Android permite que você alterne as cores da tela de fundo e a fonte, o que ajuda você a ver com mais clareza sob uma variedade de condições de iluminação. Escolha a fonte escura sobre fundo claro ou fonte iluminada sobre fundo escuro. Acesse Cores negativas na aba Configurações.

8) Controle o uso dos seus dados

 Nada de receber uma conta enorme no final do mês porque você ultrapassou acidentalmente sua franquia de dados. Acesse a aba “Uso de dados” para configurar avisos que lhe permitem saber quando você está se aproximando de um determinado nível de uso. O Android cria gráficos de leitura simples que demonstram a quantidade de dados que cada aplicativo está usando, para que você possa identificar os aplicativos que estão “comendo” dados e fazendo você ultrapassar o limite da banda.

9) Pesquisa por voz

Este recurso permite que você pesquise no Google utilizando sua voz e dispensando a digitação. Você também pode enviar mensagens de texto e definir lembretes pessoais usando o recurso “Voz”. Basta clicar no microfone disponível na tela e começar a ditar o que você deseja pesquisar.

10) Fique esperto

 Uma das coisas mais irritantes nos telefones é quando a tela fica escura quando você está bem no meio da leitura de um texto, pesquisando um endereço ou fazendo outra tarefa importante. A Samsung resolveu esse problema com uma configuração que mantém a tela brilhante e constante durante o tempo que você estiver com os olhos focados nela. (como isso funciona é um mistério , mas isso não importa, pois adoramos esse recurso!)

E sempre bom lembrar que como em um computador normal, seu smartphone Android precisa de proteção contra hackers e pragas virtuais. Por isso, não tenha medo de baixar um vírus ou ter um spyware fuçando nos seus dados. O PSafe Suite Total mantém os seus dados seguros e protege o seu telefone contra diversas ameaças, como cavalos de tróia, worms, vírus, malware, spam e sites falsos.

Tags: