10 dicas da PSafe para manter seu celular seguro

Você pode tomar alguns cuidados para manter seu Android protegido. Veja como

Não há como negar. Hoje somos muito dependentes do smartphone. Por isso, qualquer problema que aconteça com o aparelho, desde uma invasão até uma perda ou roubo, pode causar uma grande dor de cabeça para o usuário, que corre o risco de perder informações e contatos importantes. É por esse motivo que devemos sempre manter nossos dispositivos o mais seguro possível, evitando possíveis invasões ou furto. Confira algumas dicas para aumentar a segurança do celular.

Bloqueie sempre o smartphone

A tela de bloqueio é fundamental pra qualquer aparelho. Todos os smartphones oferecem essa opção, que protege contra usuários indesejados e ladrões. Também é aconselhável ativar a opção “Apagar todos os dados” depois que acontecer um determinado número de tentativas erradas de desbloqueio.

Configurações desabilitadas quando não estiverem em uso

As funções de GPS, Bluetooth e Wi-Fi, quando ativadas, podem aumentar a chance de invasão de privacidade. Além disso, você economiza a sua bateria.

Não tente driblar a segurança

Modelos como o iPhone e os aparelhos que rodam Android possuem brechas que possibilitam o download de um número maior de aplicativos e fornecem um acesso ilimitado ao sistema: são o Jailbreak no iOS e a prática de rootear o Android.

Ao burlar as configurações originais de seu smartphone você estará criando oportunidades para que hackers e usuários desconhecidos tenham acesso a informações privilegiadas. Por isso, a menos que você saiba exatamente o que está fazendo, evite essas práticas e proteja seu smartphone.

Vírus e aplicativos falsos

Alguns aplicativos para smartphones podem ser usados por criminosos para terem acesso aos seus dados e, por isso, você deve prestar atenção ao realizar um download. Para evitar os apps piratas, verifique alguns detalhes como o nome do vendedor ou desenvolvedor, avaliação e comentários de usuários. Se um aplicativo financeiro não for vendido exclusivamente pelo banco, por exemplo, não realize o download e, muito menos, faça login.

Sistema operacional sempre atualizado

Nunca é demais lembrar: tenha sempre a última versão do sistema operacional instalada em seu aparelho. Muitos consideram menos importante e acreditam que as atualizações tratam apenas de questões visuais. Porém, as atualizações do iOS ou Android contêm revisões que ajudarão o seu aparelho a permanecer em segurança. Você pode esperar alguns dias até ter certeza de que ela não afetará os seus principais aplicativos, mas nunca deixe de instalar uma atualização do seu sistema operacional.

Aplicativos também devem ser atualizados

Essa dica é uma das principais em qualquer caso, seja no computador ou mesmo nos aparelhos móveis. A maior parte das atualizações de programas e do próprio sistema pode não mudar nada visualmente, porém quase sempre trazem pequenas correções em brechas de segurança.

Por isso, manter os seus apps sempre em dia é uma forma de se prevenir contra o acesso não autorizado de outras pessoas, principalmente se estes programas tiverem permissões avançadas dentro do seu próprio dispositivo.

Faça backup dos seus dados

O backup de dados é importante tanto para quando, acidentalmente, deixamos o smartphone cair numa piscina como também para quando ele é roubado, ou mesmo caso você precise formatá-lo. No iPhone é possível fazer a cópia de segurança dos arquivos localmente utilizando o iTunes ou na nuvem utilizando o iCloud. Em caso de dúvidas, use ambos.

O Android, por outro lado, conta com uma ferramenta embutida que faz o backup das informações mais importantes do usuário. Caso queira manter todas as informações e arquivos em segurança, o usuário terá que recorrer a soluções de terceiros. Confira algumas maneiras de fazer backup no Android.

Projeta suas contas no iCloud e no Google

É preciso dar atenção a essa dica, já que se alguém conseguir acessar a sua conta do iCloud ou do Google poderá ter acesso a informações e conteúdo. Uma forma eficiente de evitar que isso aconteça é ativar a autenticação em duas etapas em ambas as contas.

Tanto a Apple ID quanto a Google Account controlam o acesso a todo e qualquer serviço oferecido pelas empresas e que estão associados aos seus smartphones. Se um estranho tiver acesso a eles, não só poderá utilizar suas informações, como também poderá apagar todos os arquivos e dados remotamente sem o conhecimento da vítima.

Senhas sempre atualizadas

Tanto as senhas de sua tela de bloqueio quanto as de e-mails e aplicativos em gerais devem ser atualizadas regularmente. Manter uma mesma senha durante meses, ou até anos, como muitos fazem, é um prato cheio para invasores. Portanto, troque-as periodicamente, pelo menos uma vez ao mês.

Antivírus eficiente e atualizado

E, é claro, não podemos deixar de lembrar que você deve ter sempre instalado e atualizado um antivírus que ofereça proteção total para o seu aparelho. O PSafe Total Android, por exemplo, lhe dá toda a segurança necessária para o smartphone.

Tags: