Ataque de vírus no Pokemon Go! Proteja-se

Só no Brasil, foram descobertos mais de 300 tipos de vírus relacionados ao Pokemon Go. Saiba como se defender!

O Pokémon GO mal chegou e já virou a febre do momento. Mas só nos primeiros 15 dias de existência no Brasil, o dfndr security, o principal aplicativo antivírus do Brasil, já bloqueou mais de 120 mil ataques relacionados ao jogo. Ao todo, já foram descobertos mais de 300 tipos diferentes de ameaças se espalhando pelas lojas de aplicativos.

Entre os principais registros estão malwares que fingem ser guias de como jogar ou que prometem oferecer mais Pokéballs e Pokécoins. O time de segurança do dfndr security destaca a importância de passar o antivírus constantemente e checar bem o aplicativo antes de fazer o download, já que há diversos apps maliciosos na Google Play.

BOTAO_PT_antivirus_01 (2)

Um dos vírus mais graves encontrados pelo dfndr security chega a “sequestrar” o smartphone do usuário. Com o mesmo nome do game, o vírus Pokémon.ScreenLocker solicita autorização de administrador para o usuário e bloqueia a tela do smartphone, impedindo que o usuário consiga acessar qualquer funcionalidade do aparelho. A única forma é depositando um valor de “resgate” para a conta do hacker.

Os especialistas ressaltam, ainda, que os usuários devem ficar atentos às permissões solicitadas pelo malware durante a instalação. Fique atento para ações como “envio de SMS”, “notificar o app toda vez que o sistema inicializar”, “permitir a criação de janelas do app em todos os outros aplicativos do usuário”, “acesso às redes do usuário”, “criar e apagar sistemas de armazenamento de conteúdo”, entre outras.

Nas telas abaixo é possível observar que o dfndr security detecta o malware no celular do usuário antes e depois da instalação.

blog-pokemon-screen

Tags: