14 dicas para você aproveitar ao máximo o Spotify

Aprenda a criar salas para compartilhar música com seus amigos

O Spotify chegou com tudo no Brasil e já está popular por aqui. Mesmo assim, muitas de suas funções continuam “ocultas” para a maior parte do público. Mas, não fique preocupado. Preparamos abaixo uma lista com 14 dicas para você explorar ao máximo esse streaming de música, que é um verdadeiro centro de entretenimento.

Vale lembrar que nem todas as funções existentes no aplicativo do computador estão presentes no app móvel. Porém, ambos podem se integrar de uma maneira muito inteligente. Aproveite as dicas.

1. Tornar público ou particular o que você escuta

O Spotify oferece a opção de o usuário tornar público tudo o que escuta. Mas, nem sempre a pessoa quer mostrar a todos o que está ouvindo naquele momento. Sendo assim, você pode desabilitar essa função.

No computador, vá em “Arquivo” e marque a opção “Sessão particular”. O mesmo caminho pode ser feito para desmarcar a função. 

No aplicativo de dispositivos móveis, toque no botão superior esquerdo para acessar a opção “Configurar”. Na parte “Redes Sociais” você encontrará o botão “Sessão particular”. Ative-o ou deixe-o desativado, de acordo com o seu desejo na hora. 

2. Siga amigos

Você também pode seguir amigos para descobrir quais são suas músicas e playlists favoritas. Para isso, basta clicar em “Seguir”, no menu à esquerda. Lá você irá encontrar sua lista de amigos do Facebook que usam o app. Basta clicar no botão “Seguir”, ao lado do contato. 

3. Organização de playlists mais “clean”

Um truque simples pode separar melhor as playlists que você cria. O procedimento é muito simples:

Clique em “+ Nova Playlist”. Ao nomeá-la, coloque apenas “-”, sem as aspas, como indicado na imagem. Faça isso no intervalo entre uma playlist e outra. 

4. Ouvir músicas offline

Ouvir músicas consome demais da sua internet. Se você não estiver num ambiente com Wi-Fi ou não possuir um bom pacote de dados junto à sua operadora, ouvir as canções se torna uma tarefa difícil. Os usuários, porém, contam com a opção de “ouvir offline”, mas para isso precisarão separar um espaço na memória do dispositivo.

Se você quer ouvir uma playlist no modo offline, a primeira coisa que você deve fazer é segui-la. Depois, você verá a opção “Disponível offline”. Basta acionar o botão e esperar e download das canções. A partir daí você não precisará de conexão para curtir as canções. O procedimento é o mesmo tanto no PC quanto no app móvel. 

5. Aproveite a rádio e desfrute do seu gosto

Uma função pouco explorada por usuários é a rádio do Spotify. O legal é que ela oferece os botões de curtir ou “descurtir” a música que surge. Assim, ela filtra seu gosto e tenta acertar nas próximas canções. A função está no Menu Principal, no canto superior esquerdo. 

No app móvel, toque no menu do canto superior esquerdo, selecione “Suas músicas” e vá em “Estações”. 

Se você quiser ouvir na rádio uma playlist específica, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois “Abrir rádio da playlist”. O mesmo vale para quando você clicar com o botão direito num artista, banda ou até música. 

6. Descubra as letras das músicas

Nada de sair do aplicativo, ir ao navegador para enfim acompanhar a letra da música que está tocando. Aplicativos oferecidos dentro do próprio Spotify possibilitam ao usuário ver a letra da canção. Um deles é o TuneWiki. 

Para baixa-lo, vá ao menu do canto esquerdo e selecione “Localizador”. Lá você terá acesso a uma lista de aplicativos (Muitos deles bem úteis para o app. Vale a pena conferir). Encontre o TuneWiki e o instale. 

A partir de agora, quando uma música estiver tocando, basta clicar no “TuneWiki”, que ficará no canto esquerdo, para ver a letra. Ela mostra o trecho em que a música está no momento, evitando assim que você fique procurado. 

7. Envie músicas, álbuns e playlists de forma privada

Você pode enviar mensagens privadas com qualquer lista de reprodução que desejar para outros usuários do app. Essa tarefa não é nada difícil: clique com o botão direito do mouse em cima da playlist desejada e escolha a opção “Compartilhar”. 

Feito isso, acesse o menu “Enviar para”, adicione os amigos do Facebook para quem você quer enviar os sons e pronto.

8. Saiba quais são as músicas mais tocadas

Se você quiser saber quais são as canções mais ouvidas no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, basta clicar em “Listas das mais tocadas”, no menu à esquerda. Lá você também terá a opção de descobrir quais são as suas canções mais tocadas, clicando na opção “Para mim”.

9. Converse com pessoas do mesmo gosto musical

Trocar ideias com quem tem os gostos parecidos com o seu é realidade no Spotify. Isso se torna possível por meio do app SounDrop, que pode ser encontrada no “Localizador” no aplicativo, já citado acima. 

Para aproveitar ao máximo esse recurso, porém, seu inglês deve ser avançado, o idioma mais utilizado com os demais usuários no app. 

10. Pesquise de acordo com a data

O Spotify também dá a possibilidade de você procurar por artistas tendo como base o ano em que as suas músicas foram criadas. No exemplo abaixo, mostramos como pesquisamos apenas as músicas do Coldplay durante os anos de 2011 e 2014. Lembre-se de digitar a palavra “year” junto com a data, desta forma: “coldplay year: 2011-2014”. 

11. Usando o dispositivo móvel como “controle remoto”

Uma das funções mais legais oferecidas pelo Spotify é que integra o dispositivo móvel ao PC. Com a música rolando no computador, você pode controlar tudo à distância pelo app do aparelho móvel.

Para ativar essa função, basta estar logado com sua conta tanto no PC quanto no aparelho. Por exemplo, inicie uma música no app do computador. Depois, abre o app no smartphone. Uma tela de solicitação aparecerá, e você deve tocar em “Continuar”. A partir de então qualquer ação que você fizer no app móvel refletirá no PC, desde aumento de volume a troca de música. 

12. Veja todas as suas mensagens

Você pode acessar seu menu de mensagens sempre que quiser, clicando na opção “Mensagens”. Lá você irá encontrar a lista de recados recebidos. No exemplo abaixo, a primeira mensagem que os usuários geralmente recebem, que é de boas vindas ao Spotify. No espaço em branco, abaixo, é possível responder a mensagem na hora.

13. Explore melhor a opção “Navegar”

O menu “Navegar” lhe oferece um mundo de possibilidades. No submenu “Visão Geral”, você encontra as sugestões do Spotify, de acordo com a hora e o dia. Abaixo, os gêneros de playlists. No “Mais tocadas” você tem a opção de seguir as listas mais tocadas no Brasil e no mundo.

Tanto em “Lançamentos” quanto em “Novidades” você acessa o que está acontecendo de mais novo no mundo da música. São lançamentos de músicas, álbuns e novas playlists criadas pelo Spotify. 

Já o “Descobrir” oferece músicas de acordo com o que você está ouvindo. Se você estava curtindo canções do John Lennon recentemente, a função irá lhe oferecer artistas semelhantes ao ex-Beatle.

14. Saiba o que seus amigos estão ouvindo

É possível saber o que seus amigos estão fazendo em tempo real. Para isso, é preciso ativar tal função. Para isso, vá na opção “Ver” e marque “Feed de atividades”. A partir de então será possível ver, no canto direito, o que seus amigos estão fazendo. 

Tags: