3 dicas para não ter o navegador sequestrado por vírus

Para proteger seu navegador da ameaça de vírus, leia aqui três dicas de como se prevenir.

vírus podem mudar configurações e tornar desagradável o uso do seu navegador

É cada vez mais comum o usuário lidar com programas e scripts em que ele não sabe de onde foram baixados e instalados em seu navegador. Esse tipo de prática já é tão comum que é conhecido como Browser Hijack (sequestro de browser) por utilizar o seu navegador para vender publicidade, mudar sua homepage ou redirecionar para buscadores que você nunca ouviu falar.  Evitar esse tipo de sufoco é muito simples exige apenas um pouco de atenção em três passos: 

1 – Observe todas etapas ao instalar um software

Alguns softwares costumam anexar outros programas da própria desenvolvedora no processo de download, a técnica é replicada por alguns sites que obrigam o download de um instalador para ter acesso ao executável responsável por baixar o software desejado.

Para evitar uma instalação fantasma, preste atenção em cada etapa do processo. Leia e tudo e tenha cuidado para não confirmar modificações que não são do seu interesse.

2 – Tenha cuidado com os arquivos que você recebe

Seja por e-mail ou por meio de arquivos P2P, manter-se alerta a respeito dos programas que você faz download é muito importante. Por isso, faça download somente de fontes confiáveis e escaneie o arquivo usando o antivírus.

3 – Mantenha seu computador seguro

Manter o sistema operacional atualizado e bem protegido é fundamental. O antivírus além de perceber a ameaça é capaz de te avisar sobre qualquer mudança que o programa baixado pretende fazer em seu computador, e assim, requisitar a autorização do usuário ou o bloqueio do mesmo.

Seu navegador já foi modificado por malwares e adwares do tipo? Geralmente o scanner do antivírus é capaz de detectar o software invasor e eliminar suas configurações, se o problema persistir, não se preocupe. A resolução costuma ser fácil, mas exige algumas etapas. Clique aqui e saiba como eliminar essas pragas do seu navegador.

Tags: