5 apps para cuidar das suas finanças pessoais

Controlar o dinheiro não é tarefa fácil, mas a tecnologia pode ajudar o consumidor a administrar melhor os gastos

Na última semana, a Receita Federal começou a receber a declaração do Imposto de Renda 2016. Neste momento, muitos contribuintes têm a oportunidade de reavaliar seus rendimentos e gastos e de organizar a vida financeira. Mas, cuidar do dinheiro não é tarefa fácil. Não à toa, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio, um quarto das famílias tem mais de 50% da renda consumidos por dívida.

No entanto, é possível contar com alguns recursos para administrar o orçamento melhor, e um deles é a tecnologia. Por isso, listamos os cinco aplicativos gratuitos mais bem avaliados da Google Play que podem ajudar no controle financeiro.

Gerenciador Financeiro – nota do usuário: 4,6/5


Permite sincronização em nuvem, assim, o usuário pode acessar os dados em outros dispositivos, como em seu computador. No app, é possível gerenciar a renda, despesas – divididas em categorias – e transferências. Além disso, há ferramentas de importação e exportação de dados.

Gerenciador Financeiro Mobills – nota do usuário: 4,5/5


Permite registrar todas os gastos diários, produz gráficos interativos de análise e gera um planejamento com metas e orçamentos. É integrado ao cartão de crédito e envia alertas de contas a pagar por e-mail. Oferece a opção de sincronização em nuvem.

Minhas Economias – nota do usuário: 4,5/5


O aplicativo é uma vertente do site, o gerenciador financeiro Minhas Economias. Nele, o usuário pode gerenciar as contas de diversos bancos, cadastrar despesas, receitas e transferências, programar transações, lançar parcelamentos e criar lembretes para pagamentos. Também permite sincronização em nuvem.

Orçamento Fácil – Despesas – nota do usuário: 4,5/5


O usuário pode conferir seus rendimentos e despesas a partir dos gráficos de análise gerados pelo app e entender facilmente lucros e custos do dia a dia, além de acessar um resumo do seu fluxo de caixa por período. Permite sincronização com outros dispositivos.

Guia Bolso – nota do usuário: 4,1/ 5


Nesse app, é possível cadastrar quantas contas e cartões de crédito for necessário para o controle de gastos em um mesmo ambiente. Gera gráficos para ajudar o usuário a visualizar todas as finanças e se reorganizar. O app também permite consultar a situação do CPF.