5 dicas para proteger-se de ataques de phishing

Aprenda a otimizar o espaço disponível no seu Mac e não sofra mais com a falta de espaço.

Phishing” é o termo usado para um método popular de hacking no qual a informação pessoal pode ser roubada por um e-mail, site fraudulento e ou formulários falsos.

Por exemplo, um hacker pode tentar um ataque de “phishing” disfarçando o e-mail como se fosse um legitimo do seu banco, por exemplo.

Infelizmente, o phishing está cada vez mais frequente; Houve 115.565 ataques de phishing em todo mundo só na segunda metade de 2013. Para prevenir-se de ser a próxima vítima de um ataque de phishing, é recomendado seguir as seguintes dicas:

Nunca compartilhe informação confidencial por e-mail

É fácil para os hackers disfarçar-se como uma outra pessoa ou instituição com um e-mail falso, e frequentemente pedem suas informações da conta bancária ou número de documentos.

Ao receber uma fraude, contate o comerciante ou instituição

A maioria das tentativas de phishing utilizam o nome de bancos, instituições ou lojas eletrônicas. Por isso, tente contanto por meio dos canais de atendimento das empresas para que a mesma possa avisar seus clientes da tentativa de fraude ou tomar atitudes para exterminar a ameaça em potencial.

Desconfie dos links de e-mails

Mesmo que você receba um e-mail que lhe pareça muito confiável, tenha em mente que tentativas de phishing bem-sucedidas são realizadas todos os dias porque usuários desatentos informam seu login em sites fraudulentos. Por isso, fique atento e tenha o máximo de cuidado possível.

Se você abrir o site linkado, assegure-se de esteja acessando o site original sob uma conexão segura. Se for um site que exige login ou informações bancárias e de cartão, veja se o mesmo exibe um cadeado à esquerda da barra de endereços e se o domínio realmente corresponde ao da empresa.

Nunca coloque informação confidencial em um site sem esse cadeado, pois ele representa sua legitimidade. Esse cadeado significa que a conexão é segura e serão bloqueadas tentativas de invasão.

Mantendo os sete conselhos acima em mente, você pode evadir com sucesso as tentativas de phishing de hackers que procuram usar sua informação confidencial para seu benefício financeiro. Os Phisheres tem que se cuidar!

Utilize um antivírus

Um software de segurança identificará e deterá os ataques de “phishing” antes que ele possa ser prejudicial à sua máquina. Por isso, recomenda-se que os usuários de todos os níveis de experiência tenham um antivírus rodando no PC.

Um exemplo é o PSafe Total que protege seu computador das mais diferentes ameaças com diferentes motores de segurança.

Nunca abra anexos

Anexos de e-mails são raramente necessários. Soluções de armazenamento na nuvem e outros métodos para compartilhar conteúdo, como Google Drive, estão substituindo rapidamente os arquivos anexos.

Dê preferência à nuvem na hora de compartilhar arquivos, mas se receber um anexo, tenha certeza que o e-mail realmente foi enviado pelo seu contato e não abra o mesmo se  for um arquivo de extensões executáveis (.exe) ou um arquivo comprimido (.zip, .rar). Estes são os disfarces mais comuns para detectar vírus que facilitam o “phishing”.

Tags: