7 dicas para usar melhor a Google Play Store

Você sabia que a Google Play tem muito mais a te oferecer? Confira essas sete dicas

 

Google Play é um serviço onde estão hospedados os aplicativos para Android. Lá que o dono de um celular com Android pode baixar os aplicativos que tornam o celular mais útil no seu dia a dia.

Mas não é todo mundo que dedica um tempo para conhecer melhor os recursos que a loja de aplicativos é capaz de oferecer, entenda mais da plataforma com nossas dicas abaixo.

1 – Gerenciar dispositivos pela internet

Usar a Google Play na internet tem vantagens com relação a versão mobile. Pelo navegador, é possível gerenciar todos os aparelhos associados à sua conta do Google. Nas configurações da loja é possível nomear os aparelhos e instalar aplicativos sem tocar no mesmo. Basta verificar a compatibilidade do app com o dispositivo, e depois, pedir a instalação. Se o aparelho estiver conectado na internet, o download inicia automaticamente.

2 – Checar pedidos

Ainda na versão desktop da Google Play, clique no ícone representado por uma engrenagem e acesse a aba “meus pedidos”. Neste espaço é possível conferir todos os apps que você já comprou. A loja permite que você reporte problemas de funcionamento e peça reembolso do valor gasto, caso considere necessário.

3 – Proteger download com senhas

Se você tem um tablete ou smartphone que é utilizado por mais pessoas, considere definir uma senha para evitar compras acidentais na sua conta. Entre na versão desktop da loja, acesse configurações, entre em “Controle de usuário” e marque a opção “Senha”, em seguida, siga os passos descritos pelo serviço.

4 – Atualizar apps automaticamente

Geralmente os aplicativos da Google Play vêm com a opção de atualizar automaticamente, mas se mesmo assim, você receber notificações de atualização, saiba que é possível definir quais aplicativos devem baixar novas versões ou não. No seu dispositivo Android, acesse “Configurações” e selecione a opção “Atualizar aplicativos automaticamente”. Você pode configurar para que esses apps sejam atualizados somente via Wi-Fi para evitar gastos com o plano de dados a sua operadora.

5 – Filtrar conteúdo na Google Play

A Google Play permite a entrada de aplicativos adultos, logo, quem tem filhos ou menores de idade acessando o aparelho podem determinar uma censura etária ao mesmo. Para isso, é necessário entrar nas configurações do app. Em seguida, acessar Filtragem de conteúdo e selecione o tipo de material a que a conta pode ter acesso. Para confirmar, basta pressionar OK.

6 – Filtrar por apps otimizados para tablets

O Android conta com uma lista de aplicativos que são otimizados para telas maiores, oferecendo experiência superior no tablet. Se você tem só um tablet associado a sua conta, ative o filtro e desfrute do melhor da loja. Para isso, acesse a loja pelo tablete, entre na seção de Aplicativos. Deslize o dedo para a esquerda e, em uma das páginas apresentadas, selecione a opção referente aos apps para tablets no menu superior. Assim, quando você navegar pela loja, apenas aqueles otimizados serão exibidos.

7 – Xô e-mails

Quer parar de receber os e-mails do Google informando aplicativos recomendados para download? Em configurações, desmarque a opção “Quero ser informado sobre as novidades e ofertas do Google Play”. Você também pode desmarcar as notificações de respostas aos seus comentários, se preferir.

Tags: