7 sites para fazer cursos online gratuitos e se qualificar

Que tal melhorar o currículo com cursos gratuitos que você pode fazer de casa?

Graças à tecnologia, dedicar tempo a algo que você goste ou se capacitar e dar aquela caprichada no currículo já não é mais uma missão tão difícil. É enorme a quantidade de cursos gratuitos disponíveis na internet que permitem estudar de casa. Dê adeus à barreira da distância e otimize seu tempo com as dicas que listamos a seguir. Confira!

Leia mais: 5 sites para trocar e compartilhar serviços sem gastar

Veduca, o brasileiro que nasceu na USP

Maior plataforma de e-learning brasileira, o Veduca oferece mais de 200 cursos gratuitos em 21 áreas. Tem vínculo com instituições como USP, UnB, Unicamp, Harvard e MIT e é todo em português. Alguns dos cursos têm certificação. Fazendo a prova online e atingindo a nota mínima, o aluno recebe o reconhecimento. É possível pesquisar pelo tipo de curso, pelas instituições ou por área de estudo.

O site também oferece cursos de extensão pagos em Gestão de Pessoas e Mercado Financeiro, mas as ofertas gratuitas são incomparavelmente maiores. Não há aplicativos para Android ou iOS.

Coursera e as bolsas de auxílio financeiro

Com apps para Android e iOS, o Coursera é uma plataforma gringa de cursos online que tem algumas opções em português. A lista de cursos contempla dez áreas do conhecimento, de Artes a Línguas, passando por Computação, Matemática e Desenvolvimento Pessoal. Apesar de a maioria dos cursos ser aberta e gratuita, para alguns a certificação é opcional — e paga. Seu diferencial é oferecer auxílio financeiro a candidatos que não possam arcar com esses custos.

FGV: premiado pela inovação

A Fundação Getúlio Vargas, tradicional instituição brasileira, também oferece cursos gratuitos pela internet. As opções são nas áreas de Direito, Gestão, História, Comunicação, Economia e Marketing. Desde 2008 no mercado, sua plataforma online já teve seu caráter inovador premiado no OCW People’s Choice Awards.

edX, direto de Harvard

Criado em 2012 pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o edX é um programa de parceria que oferece cursos de diversas universidades do mundo todo. É uma boa para quem fala inglês, porque são poucas as opções em português.

Outras iniciativas

A Universidade Estadual Paulista também tem o seu portal de ensino a distância gratuito. Ele se chama Unesp Aberta e oferece aulas nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas, além de e-books de diversos temas.

Ainda no Brasil, o Senai disponibiliza o Portal de Educação a Distância, uma plataforma com aulas sobre as áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade no Atendimento, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo, entre outras.

Quem tem uma veia empreendedora e quer investir num negócio próprio conta com o portal EAD Sebrae, que ministra cursos online tanto para pessoas que ainda não têm uma empresa quanto quem já é dono de algum negócio.

E você, já fez algum curso online? Indica alguma plataforma das que listamos ou tem uma dica diferente? Conte pra gente nos comentários!