Usuários do Orkut migram para a rede social russa VK

Os chamados órfãos do Orkut estão buscando alternativa após o fim da rede social que marcou uma geração no Brasil.

Os chamados órfãos do Orkut estão buscando alternativa após o fim da rede social que marcou uma geração no Brasil. Alguns desses usuários estão migrando para o VKontakte, popularmente chamado de VK, a maior rede social da Rússia. Ela já conta com 100 milhões de usuários em todo o mundo que a utilizam, também, para protestar contra o monopólio do Facebook.

Print site VK, rede social mais popular da Rússia

A rede social russa já tem quase 200 mil brasileiros e cerca de 20 comunidades em português, a maioria sobre futebol ou que fazem menção à condenada rede do Google, como a "Sobreviventes do Orkut".

O site, criado por Pavel Durov, dono da empresa Doraview Limited, está disponível em 70 idiomas. Ele teve um começo parecido com o do Facebook, que foi acessado primeiro por grupos de universidades russas há seis anos. Em quatro meses, a página já tinha mais de 100 mil pessoas cadastradas e, em menos de um ano, o número já passava e um milhão.

Como funciona o VK:

O site tem páginas que podem ser personalizadas. O usuário posta qualquer tipo de arquivo no seu feed, além de interagir com amigos em grupos específicos. A função "Opiniões" permite que se comente algo sobre um amigo, de forma aberta ou anônima, podendo postar um pensamento pessoal sobre aquela determinada pessoa.

Outra função é "Ofertas", que serve para anunciar alguma coisa a muitas pessoas ou convidar uma pessoa a fazer algo em conjunto.

A rede social também tenta ser um tirador de dúvidas, por meio da função "Questions". Nela, o internauta faz uma pergunta e os amigos que tiverem online e souberem a resposta podem ajudar.

Outro atrativo do site é a opção de ouvir músicas direto pelo site (lembrou do Myspace?). Já o "Applications" tem ferramentas extras, como chats e games em Flash API.

O site conta com um menu completo do lado esquerdo, onde o dono do perfil pode encontrar informações da conta, amigos, mensagens, notícias, fotos, vídeos, músicas e configurações.

Como cadastrar e abrir um perfil no VK:

O cadastro é simples: basta acessar o site, inserir nome, sobrenome e sexo, e clicar em “sign up”. Em seguida, é só escolher país e cidade e cadastrar um número de telefone celular para receber uma confirmação e aproveitar todo ambiente da rede social.

Tags: