engajamento-android

A psicologia do engajamento mobile

Entenda o que a PSafe fez para incrementar o uso do seu APP Android e aumentar a ativação dos recursos de Verificação, Cofre, Limpeza e Antivírus

Todos os dias, milhares de aplicativos são disponibilizados na Play Store. Então, o que fazer para um APP se tornar sucesso de público? Em meio a tantas opções, como escolher os melhores serviços que não podem faltar no seu smartphone Android? Mais de 40 milhões de pessoas já baixaram o PSafe Total Android na Google Play e muitos utilizam diariamente as ferramentas de proteção, privacidade e performance do APP para incrementar sua experiência no universo digital mobile. Por quê?

O primeiro passo é fazer o usuário compreender a real necessidade de uso do serviço. Mas, a partir daí, como fazer com que as pessoas continuem utilizando os recursos do APP, aumentando o engajamento com o produto e a ativação das suas funções? Conheça o desafio da PSafe para democratizar o acesso à segurança e performance digital para brasileiros e latino-americanos. Os dados abaixo são do PSafe Total Android.

engajamento-android-2

Conhecer o perfil do usuário para traçar estratégias claras

Mesmo que boa parte dos usuários Android contrate planos de conexão móvel 2G ou 3G (32%), a maioria das pessoas ainda utiliza os aplicativos quando está conectada a uma rede wi-fi (77,7%) – reflexo da preocupação dos donos de Android em relação ao pacote de dados contratado.

Por isso, o PSafe Total não só recebe atualizações apenas quando reconhece que o usuário está conectado a uma rede wi-fi, para não consumir o plano de dados de seus clientes, como também impede que outros aplicativos o façam, ajudando seus usuários a chegarem com internet até o fim do mês, sem gastos extras por conexão.

E quem deixa habilitada a atualização automática do APP por configurações da Google Play chega a praticamente 100%.

Investir em educação digital para empoderar a decisão do usuário

Segurança

A confiança do usuário no aplicativo também influencia seu uso. Mais de 40 mil aplicativos maliciosos são removidos diariamente dos aparelhos Android, fazendo com que milhões de brasileiros descubram o poder do APP líder no AV-TEST na detecção e eliminação de malware. E a ferramenta de proteção de navegação anti-phishing bloqueia mais de 160 mil sites mal intencionados todos os dias. Destes, 130 mil são fechados pelos usuários, que decidem por não se arriscar nos endereços suspeitos.

Apesar de 3,3% de toda a base ter feito root no aparelho, mais que o dobro deste percentual busca baixar APPs seguros via vitrine de aplicativos livres de vírus da PSafe, a Total APPs. Refletindo o cuidado destes usuários mesmo depois de quebrar a segurança original do aparelho. Até agora, o PSafe Total identificou e removeu cerca de 14 mil tipos de malwares de dispositivos eletrônicos brasileiros, com a expertise do Laboratório de Análise de Malware mais preparado para detectar ameaças digitais criadas no Brasil, ou os samples de vírus nacionais. E, 99,8% da base mantendo o scan de vírus na nuvem habilitado, refletindo sua valorização por segurança em tempo real.

Proteção antifurto

Mais de 40% dos usuários ativos diariamente no APP têm a função antifurto ativada, ferramenta que localiza o celular em caso de perda, furto ou roubo. Até hoje, 400 mil celulares já foram localizados com ajuda da ferramenta, quase o mesmo número de pessoas que receberam notificação do novo número em uso no Android.

Mais de 700 mil pessoas mantém contato de segurança ativo, o que demonstra a valor do smartphone para as pessoas hoje em dia.

Privacidade

A função Cofre, ativa em 20% dos aparelhos que usam o APP todos os dias, protege APPs e dados pessoais com senha adicional, e já impediu acesso a mais de 673 mil agendas de contatos telefônicos e 970 mil APPs ou funções do smartphone, que tiveram sua abertura rejeitada. Hoje, cerca de 1,9 milhão de APPs e informações pessoais estão protegidos pelo Cofre do PSafe Total e 45 mil serviços de SMS’s estão privados. São ao todo mais de 3,2 milhões de acessos impedidos nos últimos meses.

O recurso anti-spam do PSafe Total também é bem utilizado. Foram mais de 1,9 milhão de números bloqueados na lista negra dos usuários, impedindo contatos indesejados de empresas ou pessoas.

Performance

A Verificação faz grande sucesso entre os usuários. Todos os dias, cada usuário realiza ao menos 1,6 vez a ação de verificar e remover vírus, malware, lixo e arquivos desnecessários que utilizam a memória do aparelho, travam o celular e comprometem a performance do smartphone.

Gestão de APPs

Para abrir espaço na memória do Android, todos os dias os usuários do PSafe Total transferem 20 mil aplicativos da memória interna para o cartão micro-SD, 28 mil apagam arquivos não necessários no telefone e mais de 35 mil removem APPs por meio da ferramenta.

Simplificar o uso e acesso das ferramentas

Conteúdo objetivo

É importante ter o contexto claro e usar palavras objetivas que traduzam com facilidade os benefícios dos usuários ao ativar ou utilizar determinada função do aplicativo. Fazer-se entender é o primeiro passo para engajar usuários no seu serviço ou produto digital.

Dividir as ações em etapas

Foi percebido que uma ação leva à outra. Com isso, recomenda-se instigar a base a ativar determinada função, a cada nova ativação. E, assim, incrementar o uso do APP. Funciona como se uma ação pedisse um passo seguinte. É importante deixar claro que os benefícios se somam, mas que não dependem um do outro.

No caso do PSafe Total Android, mostramos as ações independentes subsequentes que garantem o máximo de proteção, privacidade e performance para o smartphone e a vida digital do seu usuário. Tudo para um device seguro e otimizado.

Oferecer formas mais lúdicas e divertidas de realizar ações

Gameficação

A PSafe lançou o jogo de Limpeza do Kiper. Com o mascote da empresa, enquanto o usuário se diverte, ele realiza a limpeza do Android, deixando o celular limpo e desobstruindo memória RAM do dispositivo, o que melhora o desempenho do smartphone.

Como jogar faz parte da lista de desejos dos brasileiros, o fato de oferecer uma ferramenta de limpeza combinada à diversão, faz com que o produto seja usado em média 3 vezes ao dia. Daí, é partir para melhorias de jogabilidade, novos temas, fases e, talvez, ampliar a participação do mascote na vida do usuário.

Praticidade e simplificação

Ninguém gostar de percorrer um longo caminho para encontrar soluções tecnológicas, mesmo que 52% dos usuários Android tenham interesse em otimização de smartphones, 38% não executam uma atividade que necessite mais de uma etapa.

Janelas, atalhos e widgets na tela inicial com as funções principais, costumam puxar em pelo menos 14% a taxa de utilização das demais ferramentas do APP. E, 90,6% das pessoas que instalam o PSafe Total mantém o recurso janela flutuante ativo, agilizando o acesso a funções do APP.

Ampliar os canais de relacionamento com o usuário final

Presença e proximidade

Mesmo que o aplicativo não tenha canais sociais próprios, a empresa que o desenvolveu, sim. Estes canais podem ser usados para tornar público os incrementos levados ao produto, atualizações e novas funções, ampliando o engajamento da base de usuários do serviço por meio de disseminação da informação.

Na PSafe uma equipe robusta de atendimento e suporte atua nos bastidores para não deixar nenhum usuário sem resposta para suas dúvidas em até 24h, seja por meio do SAC, de contato por meio do Blog ou redes sociais.

Agilidade para informar e tirar dúvidas de mais de 40 milhões de usuários do PSafe Total Android, que registra 92% de aprovação dos seus canais de relacionamento com o usuário final.