ABL lança app para consultar a grafia das palavras

APP ajuda a descobrir a grafia correta das palavras em português

Atualmente, muitas pessoas estão usando os dispositivos móveis para acessar e-mails, redes sociais, ler documentos e livros, etc. Mas muita gente acaba sendo pego desprevenido na hora de escrever alguma palavra. Por exemplo: como se escreve exceção? E o correto é confesso ou confeço? Se você também tem estas e outras dúvidas, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo que vai ajudá-lo a consultar a grafia correta de todas as palavras.

Conheça a AppBox do PSafe Total Android

Como funciona

O app da ABL é totalmente gratuito e está disponível para smartphones e tablets da Apple ou com o sistema operacional Android. O funcionamento é bem simples: basta fazer a consulta da palavra e já terá em mãos a grafia correta segundo as regras da Língua Portuguesa. No total, são mais de 400 mil palavras disponíveis no dicionário do aplicativo, todas já grafadas de acordo com a nova regra ortográfica.

Não é necessário ter acesso à internet para fazer a consulta. No entanto, na hora de baixar será necessário fazer uma consulta utilizando a rede wi-fi. Nos casos em que houver atualização do aplicativo, também será requerido o acesso à internet.

A demanda do app surgiu a partir das perguntas feitas por usuários no site da ABL. Todos os meses, aproximadamente 1.600 perguntas são feitas sobre a grafia de determinadas palavras. Para resolver esta questão, surgiu o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Além de apresentar a grafia correta das palavras, o app também tem alguns outros recursos, como o autocompletar e a regulagem do tamanho da fonte, ferramentas muito interessantes, especialmente para dispositivos que possuem telas menores. Assim, você pode encontrar a palavra que deseja de forma muito mais rápida.

Para encontrar o aplicativo na Apple Store, basta pesquisar por VOLP. Já se você usa o PSafe Total Android no seu smartphone, basta acessar a AppBox, clicando no ícone de tenda localizado no canto superior da tela inicial do aplicativo e procurar por VOLP.

Tags: