5 formas de acelerar seu celular Android

Quando configura seu aparelho Android e o utiliza nas primeiras semanas, você o adora devido à agilidade do celular e as muitas tarefas que ele é capaz de […]

Quando configura seu aparelho Android e o utiliza nas primeiras semanas, você o adora devido à agilidade do celular e as muitas tarefas que ele é capaz de realizar. Só que com o tempo, seu telefone começa a ficar mais lento.

Abrir um simples aplicativo pode parecer uma eternidade, voltar à tela de início, então… Neste ponto, começa a se perguntar por que o telefone não é tão rápido como era antes. Mas saiba que voltar a fazer seu celular rodar mais rapidamente é muito prático.

1. Desabilitar ou desinstalar aplicativos que não são usados

Talvez você não saiba, mas muitos dos aplicativos que talvez você não utilize mais utilizam processos em segundo plano e consomem memória e recursos preciosos do sistema. Em configurações, você tem a opção de desabilitar apps que rodam em segundo plano.

Confira quais aplicações fazem isso e desabilite nas que você não julgar importantes, jogos e apps de informação, por exemplo.

2. Esvaziar a cache do aplicativo

Com o tempo, seus apps geram cachê em smartphones e ocupam recursos do seu celular. Você pode deletar o cache de qualquer aplicativo individual visitando sua página de propriedades no menu configuração e pressionando o botão “Apagar cache”.

Liberar a memória cache de seu apps eliminará os arquivos temporários que são armazenados no aplicativo, mas não apagará a configuração.

3. Eliminar os acessos diretos e Widgets desnecessários

Quanto mais widgets e acessos diretos tem em seu telefone, mais memória é utilizada no telefone, deixando ele mais lento. Procure em seu equipamento widgets que não são necessários e elimine-os pressionando por uns segundos e arrastando-os para “fora da tela”.

Geralmente, o sistema já vem com widgets que publicam serviços tais como lojas ou notícias. Se você não tiver interesse em ver esse tipo de atualização na sua tela inicial, retire esse tipo de app.

4. Limite ou desative dados em segundo plano

Seu correio eletrônico, Facebook, Twitter e aplicativo de cópia de segurança querem acessar à Internet em busca de dados regularmente. A sincronização não só come a bateria, mas também rouba os recursos do sistema e deixa mais lento o seu dispositivo.

Há alguns serviços que possivelmente deseje sincronizar em tempo real, mas há outros que você pode acessar manualmente. Pense que você não precisa ser alertado no mesmo momento em que recebe uma notificação do Facebook ou recebe um e-mail na sua conta, você pode desativar estas atualizações em segundo plano e ajudar a velocidade do seu celular, além de economizar bateria.

5. Suba suas fotos e vídeos

Suas fotos e vídeos são preciosos, mas ocupam centenas de megabytes de espaço no seu smartphone, por isso, evite ao máximo armazenar fotografias e vídeos em seu dispositivo. Utilize o serviço de backup do Google Drive, Dropbox ou outro serviço semelhante para descarregar suas fotos no computador.

Tags: