rp_adware-1_2014-07-11.jpg

Você sabe o que á Adware? Descubra como ele age e como se proteger

Conheça mais sobre o Adware, a praga digital que pode expor sua privacidade e abrir caminho para os vírus entrarem no seu sistema operacional.

Conheça tudo sobre adware

É comum notarmos propagandas em páginas na internet, invadindo o link que acessamos, mesmo sem nossa autorização. Na maioria das vezes, o responsável por essas aparições indesejadas é o Adware, um programa que executa, mostra ou baixa publicidade para o seu PC. Isso torna a sua máquina mais lenta e exposta a invasões. A palavra vem do inglês (AD = anúncio, software = programa).

O grande problema do Adware é que, além de atrapalhar a navegação e prejudicar o desempenho do computador, ele promove um papel de espião. Muitos rastreiam o modo como usamos a web, mandam as informações para seus servidores, que por sua vez nos enviam propagandas.

Diversos desses programas assumem características de Spyware, que são usados por hackers para variados fins maléficos. O principal deles é o roubo de informações confidenciais, como senhas de banco e furto de arquivos. As formas como eles trabalham são parecidas. Se um Adware passa a usar dados da vítima com objetivos obscuros, então ele pode ser considerado um Spyware.

Para piorar a situação, alguns ainda podem carregar outros vírus como rootkits, Cavalos de Troia, worms, entre outros.

Como o Adware invade um PC

Os adwares podem se instalar automaticamente e sem nossa permissão. A maioria vem oculta em programas que instalamos na máquina. Alguns são apenas executáveis incluídos na página da internet. Quando se instala um programa de origem desconhecida, principalmente os sharewares e os freewares, é comum que os adwares se instalem junto, de forma embutida, é a prática de coinstalação.

É comum que os adwares apareçam em programas de compartilhamento, como Ares, Emule, Kazaa-lite, etc. Tais redes trazem grandes riscos à sua privacidade.

Por isso, a melhor maneira de evitar o problema é jamais instalar um programa de origem desconhecida, ou os programas de compartilhamento. Mas, como muitos surgem de forma inesperada, é melhor se prevenir com um bom antivírus, mantendo-o sempre atualizado.

Microsoft começa a bloquear Adware

A partir deste mês, a Microsoft começou a agir contra o Adware. Seus programas de segurança, como o Microsoft Security Essencial e o Microsoft Forefront, passarão a bloquear, por padrão, softwares que se instalam no PC e exibem anúncios sem a autorização dos usuários. A empresa criou também novas regras para os desenvolvedores que incluem propaganda em apps.

Os programas de segurança da Microsoft, atualmente, identificam Adwares e alertam para o usuário, que decide o que deve fazer com aquele programa. Com a sua atualização, haverá um novo padrão para remover logo o conteúdo, visando aumentar sua segurança e evitando possíveis casos de espionagens.