Agora você pode dar uma de arqueólogo sem sair de casa

Fossil Finder permite investigar imagens em alta resolução e colaborar com projeto que busca fósseis na África. E o melhor: sem sair de casa.

Se você tem curiosidade sobre o passado e já teve uma pontinha de vontade de brincar de arqueólogo, talvez goste do FossilFinder.org, um site que permite participar das buscas por fósseis na bacia do lago Turkana, no Quênia — um dos maiores polos de pesquisa arqueológica do mundo.

Mantido pela Universidade de Bradford, na Inglaterra, e pelo British Museum em parceria com o Turkana Basin Institute, o FossilFinder.org é um projeto de “ciência cidadã” que convida pessoas do mundo todo a colaborarem com a pesquisa científica, acelerando o processo de descoberta de vestígios materiais de antigas civilizações.

Tecnologia a favor da pesquisa

A ideia ganhou forma a partir da produção de fotos de alta resolução feitas por drones, que mapearam a bacia do lago africano. Então, um extenso trabalho de organização permitiu que as imagens fossem disponibilizadas na internet, abrindo espaço para a colaboração de pessoas do mundo todo.

A missão dos internautas é buscar por fósseis e ferramentas, além de classificar os tipos de pedras que aparecem nas imagens. O site não exige experiência e oferece dicas que facilitam o trabalho, mas você precisa ter alguma noção de inglês.

Os achados feitos pela web serão investigados a fundo numa expedição que acontece em fevereiro de 2016. Quem sabe você não faz a próxima grande descoberta arqueológica?

Acesse o FossilFinder.org.