Alerta! Loja do Android tem aplicativos com vírus

Time de segurança da PSafe identificou 8 apps infectados dentro da Play Store

Na última semana, o time de Segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, encontrou oito aplicativos com vírus disponíveis para baixar dentro da loja do Android, a Google Play Store. Ao todo, eles podem ter infectado mais de 120 mil celulares pelo mundo!

Agora, se nem as lojas oficiais de aplicativos estão a salvo de ataques assim, não dá para deixar brecha no seu smartphone, não é? Mantenha seu telefone protegido rodando o antivírus DFNDR para eliminar qualquer ameaça.

Lista de apps contaminados

Com o Antivírus, você já sabe que seu celular não está mais em risco, mas fique ligado nos aplicativos maliciosos detectados pelo time de segurança do DFNDR. São eles: Call Recorder, HDR Wallpapers, Girls HD, Girls Collection, Wallpapers HD+, SmartRingtones Lite, Light Booster Cleaner e QR Reader & Generator.

Como o vírus dos apps ataca o celular

O vírus se instala de forma silenciosa depois que é feito o download do aplicativo no celular;  ele fica “dormindo” no celular até que o telefone seja reiniciado. Quando isto acontece, o código malicioso é ativado.

A partir daí,  o vírus começa a procurar uma rede Wi-Fi e, ao encontrar, completa o ciclo de instalação: primeiro, ele verifica se ainda precisa de mais permissões do usuário e se conecta a um servidor externo para receber comandos. Depois, passa a enviar informações do celular da vítima, como o modelo do aparelho e a operadora de telefonia.

Ao fim desse processo, os bandidos podem ter acesso aos dados de chamadas telefônicas, mensagens SMS, aplicativos instalados e até mesmo fotos pessoais.

Até o momento, cinco dos oito apps já foram apagados da Google Play Store.

Tags: