Algoritmo mede inteligência de usuário pela foto de perfil

Sistema leva em conta a pose, roupas, cores, fundo e foco para identificar a sua inteligência

Uma foto de perfil no Facebook pode dizer muito sobre uma pessoa, não é mesmo? Segundo pesquisadores do Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge, ela pode dar uma informação ainda mais importante: o nível de inteligência de cada um. Isso porque eles desenvolveram um algoritmo capaz de analisar e avaliar o quão inteligente é cada usuário de uma rede social apenas com base na sua foto principal.

Leia mais: Perfil do Facebook bloqueado? Entenda e aprenda o que fazer

Segundo a novidade, muitos fatores influenciam a avaliação final de uma foto: postura perante à câmera, roupas escolhidas, cenário, presença de outras pessoas e demais elementos. Para o algoritmo, pessoas mais inteligentes tendem a vestir verde e evitar as cores rosa, roxo ou lilás. Além disso, aparecem sempre bem focalizadas nas imagens e possuem um fundo bem neutro e discreto.

O algoritmo foi concebido graças a diversos testes realizados pelos pesquisadores. Primeiro, avaliaram a foto de perfil de 1.122 usuários diferentes que se submeteram a testes de QI. Depois, combinaram os resultados obtidos no teste com os padrões encontrados nas imagens. Também foi lembrado o fato de que, graças aos nossos conceitos e cultura, tendemos a julgar de formas diferentes as pessoas pela sua aparência. Assim, o algoritmo é capaz não só de avaliar o quão inteligente uma pessoa realmente é pela sua foto, como também o quanto outras pessoas acham ela inteligente.

Já pensou como você seria avaliado? Dê sua opinião em nossos comentários!

Tags: