Android 5.0 x iOS 8 – Saiba as novidades que vêm por aí

Destacamos as principais funções do iOS 8 e do Android 5.0 para você tirar suas próprias conclusões sobre qual será o melhor para você

Bem antes de ser lançado, o iOS 8 já era alvo de polêmicas. O novo sistema operacional da Apple tem características semelhantes às do Android e outros sistemas. Mas, para que não haja dúvida, destacamos as principais funções do iOS 8 e do Android 5.0 para você tirar suas próprias conclusões.

Um detalhe chama atenção, o novo Android foi desenvolvido para funcionar em smartphones extremamente simples, enquanto que, com a evolução do sistema iOS, iPhones mais velhos vão perdendo performance e desempenho. Um alívio para quem quer fazer da comunidade Android, mas não pode investir cifras muito altas nos aparelhos celulares.

Android se mantém a frente da Apple em sistema operacional móvel

Android 5.0

O novo sistema do Google ainda não possui muitas informações sobre características e funções. Mas, acredita-se que ele terá uma unificação não apenas de seu funcionamento, mas também do visual, em todos os dispositivos. Trata-se de uma tentativa de não apenas reduzir a fragmentação do sistema, mas também entregar uma experiência transparente aos usuários, que permanecerão com interfaces e funções familiares mesmo deixando de utilizar o celular para continuar as atividades em tablets, por exemplo.

Boatos que surgem desde o ano passado dão conta de que o Android 5.0 será a primeira versão completamente compatível com aparelhos mais simples. O sistema também estaria sendo modelado para funcionar perfeitamente em dispositivos que possuam apenas 512 MB, por exemplo, e que podem ser adquiridos a preços mais baixos.

Também é esperado que o sistema lance o seu app nativo para videoconferências, aproveitando que vários aparelhos já possuem o hardware necessário para realizar a tarefa.

Muitos esperam que a próxima versão do Android venha com um sistema de gerenciamento de perfil. Como essa é uma função já presente em alguns tablets com Android (utilizando Jelly Bean), é bem possível que ela venha integrada no novo sistema.

Seria possível, também, definir um perfil para fazer com que, durante a noite, o aparelho permanecesse silencioso e as opções que consomem mais a bateria fossem desativadas, ou criar um conjunto de configurações para utilizar durante reuniões, viagens e outras ocasiões de trabalho ou lazer.

Outra função do novo Android será a possibilidade de selecionar mais de um contato de uma vez só. No atual modelo, é preciso que você escolha somente um contato para que, posteriormente, seja possível adicionar outras pessoas.  Com o novo recurso, você seria capaz de escolher os contatos na própria agenda do aparelho e criar um e-mail com todas as pessoas marcadas. 

iOS 8

O iOS 8 é a maior atualização do iOS até hoje. O objetivo da Apple é deixar a experiência mais natural possível na hora do uso. Cada melhoria tem um propósito. Os recursos novos são novos de verdade. Cada função foi pensada e repensada e todos os passos ficaram mais eficientes.

Todas as fotos, edições e álbuns agora ficam na Fototeca do iCloud e podem ser vistos em todos os seus dispositivos, automaticamente. No novo app Fotos é fácil buscar e redescobrir suas fotos favoritas.

Com o Mensagens, o usuário se conecta com a família e amigos de maneira mais prática. Será possível tocar para colocar voz na sua conversa, mandar na mesma hora um vídeo que está assistindo ou compartilhar onde você está para que todos saibam.

Você também conseguirá responder e-mails, convites, lembretes e mensagens de texto e de apps, como o Facebook, direto dos banners de notificação, sem sair do app onde está. O objetivo é responder rapidamente o que é importante e continuar a fazer o que estava fazendo.

De qualquer tela existirá a possibilidade de ver a interface multitarefa. Na parte superior, você notará algo novo: os rostos das pessoas com quem você conversou recentemente. Ao deslizar para a direita, você verá seus contatos favoritos também. Basta tocar em um deles para ligar, enviar mensagem de texto ou iniciar uma chamada por FaceTime.

O iOS 8 também  traz as maiores mudanças para o teclado desde o primeiro iPhone. E, pela primeira vez, os teclados de terceiros estão disponíveis. Digitar como você digita hoje pode virar coisa do passado, de acordo com a Apple.  Ele também faz ajustes de acordo com a pessoa com quem você está falando. O histórico das conversas é guardado apenas no seu dispositivo, por isso é sempre particular.

O novo sistema une monitor de atividades, de batimento cardíaco e outros apps de saúde e boa forma. Todos os dados são mostrados em um painel fácil de entender. Além disso, a empresa criou uma nova ferramenta para desenvolvedores chamada HealthKit.  Ela permite que os apps de saúde e boa forma trabalhem em conjunto. Este pode ser o início de uma revolução para a saúde.

Outra novidade interessante é integrar suas tarefas nos produtos Apple que você possuir. O usuário pode começar um e-mail em um dispositivo e continuar em outro, sem perder nada. Quem tem iPhone vai poder atender as ligações e até enviar SMS do Mac ou iPad.

Tags: