Por que o Android fica lento após um tempo de uso?

Entenda o motivo que leva um Android a ficar lento após um tempo de uso.

Seu Android era rápido no início e ficou lento conforme o tempo de uso? Saiba que você não é o único. Os smartphones, principalmente aqueles mais baratinhos, ao longo do tempo têm uma queda considerável de desempenho, tanto da bateria como na fluidez do sistema. Saiba quais são os principais motivos e como evitar que isto ocorra.

Bloatwares

Aqueles aplicativos que vêm instalados de fábrica no aparelho, além de bastante inconvenientes, podem contribuir para a queda de desempenho do dispositivo. Isto porque, mesmo se nunca forem utilizados, eles ocupam espaço na memória que, com o tempo (mais apps, fotos, músicas etc.), pode fazer falta. Neste caso, a melhor maneira para tentar minimizar o problema é fazer o Root, já que alguns apps de fábrica não podem ser desinstalados da maneira tradicional.

Redes Sociais

Hoje, os aplicativos de redes sociais, como o Facebook e Twitter, são quase unanimidade entre os usuários de qualquer smartphone. Mas também são os grandes vilões para a queda de desempenho. Isto ocorre porque este tipo de aplicativos precisa estar em uso constante para receber as notificações. Para acompanhar pelo gadget se aquela sua foto na academia está fazendo sucesso, por exemplo, o aparelho exige consumo de dados e, consequentemente, mais recursos do hardware do dispositivo. Com o tempo, se o seu device não tiver um hardware potente, os travamentos poderão acontecer. Para evitar este problema, a principal medida é desativar as notificações automáticas. Outra forma mais radical é não utilizar as redes sociais pelo aplicativo, apenas pelo navegador.

Segundo plano

Com tantas opções de apps é comum o usuário abrir vários ao mesmo tempo. Eles ficam em segundo plano e dividem os recursos do aparelho, ocasionando a tão temida lentidão e maior consumo de bateria. Por isso, lembre-se sempre de fechar aquele aplicativo que não estiver mais utilizando.

Atualizações automáticas

É muito bom o fato de os aplicativos se atualizarem automaticamente, mas isto também pode contribuir para a queda de desempenho do dispositivo. As atualizações automáticas usam a transmissão de dados, consumindo recursos do gadgets. E os desenvolvedores aumentam cada vez mais o tamanho dos apps, fazendo com que ocupem mais espaço na memória do aparelho. Não há como evitar isso, já que muitas dessas atualizações são referentes a brechas encontradas no aplicativo. Mas uma medida importante e muito esquecida é a exclusão dos apps que não têm mais utilidade.

Arquivos

Talvez seja o motivo mais inevitável para a queda de desempenho dos smartphones. A quantidade de arquivos (fotos, vídeos, músicas) também contribui para deixar o Android mais lento. Para tentar amenizar, a melhor forma é fazer uma limpeza no aparelho. Você pode definir que a cada determinado tempo – 2 ou 3 meses – os arquivos excedentes sejam excluídos. Hoje, com os serviços de nuvem, ficou mais fácil acessar esses arquivos sempre que desejar sem prejudicar o desempenho do gadget. 

Tags: