Androids estão vulneráveis mesmo com criptografia

Estudo mostra que criptografia no Android não é tão segura quanto se pensava.

Depois dos anúncios do Google sobre criptografia nos celulares Android e as brigas do WhatsApp com a justiça, anunciando que as mensagens dos usuários agora são secretas, esse assunto se popularizou. Mas será que os smartphones estão realmente em segurança?

Leia mais: Entenda o que é criptografia, novo recurso do WhatsApp

A criptografia oculta o significado de uma mensagem, impedindo que seja lida por terceiros sem autorização. A tecnologia utiliza recursos matemáticos para transformar um texto comum em um arquivo secreto, decodificando os termos utilizados.

Diferente do que se diz por aí, o sistema Android não está tão seguro assim. Uma pesquisa mostra que aparelhos com processadores Qualcomm Snapdragon, como alguns modelos de marcas populares no Brasil, estão vulneráveis.

O pesquisador de segurança Gal Beniamini criticou o modelo de segurança do Android que, diferente da concorrente Apple, não utiliza uma chave de hardware. Ainda não se sabe qual é a consequência desta falha. Mas é importante manter seu celular seguro e executar a verificação com PSafe Total constantemente.

Tags: