Aplicativo exclusivo para Android identifica câncer de pele

Alunos de medicina criam app que auxilia no avanço do diagnóstico da doença

Os estudantes de medicina Raphael David e Herbert Homig resolveram unir tecnologia e ciência em favor de uma causa muito nobre: ajudar pessoas no cuidado com a saúde. Juntos, os dois criaram um aplicativo que auxilia na descoberta do câncer de pele.

Baixar a ferramenta é bem fácil, já que o nome do app é “câncer de pele”. Ele não substitui um profissional de medicina, mas traz conhecimento e mais informação ao usuário. A plataforma é gratuita e disponível para celulares Android.

cancer app

Leia mais: Espelho mágico faz check-up do corpo

Basta fazer o download no Google Play e utilizar a tecnologia. O usuário tira uma foto da mancha que desconfia ser um potencial diagnóstico e o app analisa formato, diâmetro e simetria. Havendo alguma anormalidade a plataforma informará a irregularidade e recomendará o auxílio de um médico.

A ferramenta está programada para identificar principalmente os melanomas cutâneos, um dos tipos mais agressivos de câncer. Atualmente, cerca de 65% dos melanomas são diagnosticados com aproximadamente 1mm. Usar filtro solar ainda é uma forma eficaz de se proteger. Não esqueça de passar diariamente!

Tags: