Aplicativo para de tocar a música assim que usuário adormece

Conheça o app Music OFF que desliga quando você dorme. Ouvir música antes de cair no sono é relaxante e pode ajudar muitas pessoas a dormir melhor

Ouvir música antes de cair no sono é muito relaxante e pode ajudar muitas pessoas a dormir melhor. Mas como, de um modo geral, a música não para de tocar, é bem capaz que o usuário tenha que acordar de madrugada para desligá-la. Um aplicativo gratuito chamado Music Off promete dar uma ajudinha nesse caso, pelo menos em aparelhos com sistema Android.

O Music Off, como o próprio nome diz, desliga a música automaticamente. O aplicativo dispõe de um tradicional sistema de cronometragem, que permite ao usuário estabelecer por quanto tempo o som tocará. Passado esse período,  o aplicativo reduz o volume aos poucos até desligá-lo, sem que o dono  precise mexer no smartphone.

A função mais interessante do Music Off é o recurso chamado Auto Music off Mode, que utiliza o acelerômetro do aparelho para identificar a movimentação do usuário na cama ou no sofá. Dessa forma, assim que a pessoa começa a dormir e a ficar mais parada, o aplicativo reduz o volume gradativamente até que para de tocar a música.

A sensibilidade da detecção de movimentos da função Auto Music off pode ser configurada e testada. O mesmo é realizado na redução automática do volume, que permite ajustes para diminuir lentamente ou mais rapidamente. Para acessar as configurações, basta clicar no ícone Setting, na tela do aplicativo.

O recurso Auto Music off, no entanto, funciona apenas quando o smartphone está próximo ao corpo. Por isso, não é recomendado para quem se mexe muito enquanto dorme. O aplicativo também serve com outros players, e não só com o “Play Música”, pois utiliza a API padrão de áudio.