Apple promete nova linguagem de programação simples e rápida

Além do lançamento do IOS 8 e da nova versão do MAC OS X, Apple divulga a nova lingaguem de programação chamada Swift.

Nem mesmo os maiores rumores envolvendo a WWDC (Worldwide Developers Conference) e especialistas de mercado foram capazes de prever a grande surpresa do dia no mercado tecnológico. Com o já esperado lançamentos do iOS 8 e da nova versão do Mac OS X, que agora, conta com um designer redesenhado e mais aproximado ao layout do dispositivos móveis, a empresa de Cupertino revelou uma nova linguagem de programação batizada como Swift.

Segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de software e engenharia da Apple, a empresa está construindo uma linguagem de programação que não tenha os mesmos problemas do Objetive-C, derivada da antiga Next e que deu origem ao sistema operacional da empresa. Objetivando assim, uma linguagem simples e rápida.

Com o Swift, muitas etapas de criação para aplicativos e ferramentas voltadas à dispositivos da Apple se tornaram obsoletas, sem contar que a performance e a integração com as ferramentas nativas da empresa foram aprimoradas com a nova linguagem. 

Quem pretende desenvolver para o iOS não precisa migrar de imediato. A empresa informou que não há previsão para extinção da linguagem atual, sem contar que a mesma pode coexistir com outras já disponíveis no mercado.

Para já preparar os interessados, a empresa liberou um ebook com 500 páginas, fornecendo todas as informações necessárias para desenvolver em Swift.  Além de informações adicionais no próprio site da empresa.

Tags: