Apple é acusada de interceptar SMS de smartphones Android

Aos poucos o véu de empresa segura e garantidora da privacidade dos usuários está caindo para a Apple.

Depois do escândalo envolvendo o iCloud, onde fotos de várias celebridades foram hackeadas e divulgadas, é a vez do iMessage ser colocado à prova. Ex-usuários de iPhones que migraram para o Android relatam que não estão conseguindo receber SMS em seus novos aparelhos.

Isso acontece porque mesmo que o usuário exclua todos os dados do iPhone o número fica vinculado a conta do iCloud. A mensagem é enviada, mas fica armazenada na nuvem e não é repassada ao aparelho com Android.

Americanos que estão se sentindo prejudicados estão processando a companhia da Maçã. No texto da ação coletiva há algumas acusações bem incisivas, como a que diz que a empresa está interceptando propositalmente, a fim de espionar os ex-usuários, ou a que fala que o erro técnico é uma forma de punir quem decidiu pular o muro.

A demora da Apple em consertar o problema está alimentando este tipo de denúncia. Os primeiros relatos do erro começaram em 2012, mas foi no início deste ano que as ações começaram a aparecer.

A empresa, claro, não confirma qualquer tipo de espionagem ou punição. Ela alega que este tipo de falha estava prevista nos termos de uso e que, se os usuários aceitaram, estão sujeitos a isso. Além disso, o iMessage é um serviço exclusivo e a empresa não se sente na obrigação de liberá-lo para usuários de Android.

Mas a Apple pode ter que rever os seus conceitos, já que uma briga judicial extensa pode pesar nos cofres da empresa. Com a força de uma ação coletiva – só a Business Insider recebeu mais de 500 e-mails de pessoas enfrentando o mesmo problema – a pressão popular pode ser ruim para a imagem prestigiada da companhia.

Além disso, a empresa pode ser enquadrada na Wiretap Act, lei americana que prevê a retenção e interceptação de dados. Parece que uma longa guerra nos tribunais está por vir.

Solução

A Apple lançou um site para desvincular o número em iPhones.

Pelo Deregister iMessage, os usuários podem solicitar que as mensagens não fiquem presas no iMessage. Para isso, basta colocar o número do telefone e fazer a solicitação. Um código de desativação será enviado ao novo aparelho.

Mesmo com a ferramenta usuários ainda estão enfrentando problemas com mensagens retidas no iMessage. Uma solução definitiva já foi anunciada pela Apple, mas ainda sem data definida.

Tags: