Apps do Android podem ser executados no computador

A Google liberou recentemente um plugin que possibilita que apps do Android rodem em outros sistemas! Será que o sistema dominará todos os dispositivos?

Será que o Android vai dominar todos os dispositivos? Em setembro do ano passado, a Google revelou um projeto chamado App Runtime for Chrome (ARC), com o objetivo de permitir a execução de aplicativos exclusivos do Android no Chrome OS. Depois, os planos da empresa passaram a ser ainda mais ambiciosos: permitir que apps do Android rodem em praticamente todos os sistemas operacionais – com exceção do iOS. Agora, a companhia abriu de vez um plugin para que qualquer desenvolvedor rode seu app no sistema que quiser.

Na verdade, alguns apps já tinham o privilégio, mas agora a Google abriu a utilização para qualquer um. Isso significa que bastarão apenas alguns cliques para poder usar um aplicativo do Android no seu Windows, Mac, Linux ou Chromebooks. O plugin lançado permite que você adapte o arquivo em APK (o programa para instalar programas no Android) para o nativo do Chrome. Assim, o app poderá ser baixado na Chrome Play Store em qualquer sistema que tenha suporte ao browser: Windows, Mac e Chrome OS.

O plugin necessário é o ARC Welder e basta instalá-lo no Chrome para começar a utilizar suas vantagens. Jogos, produtividade, edição de imagem… todos os apps que você é acostumado a usar no Android poderão estar na tela do seu computador – seja eles quais forem. Vale ressaltar que algumas funções ainda não foram totalmente adaptadas, como as compras internas nos aplicativos. Isso porque o que é adaptado no processo é a natureza do app em questão, e não a Google Play Services.

O serviço é gratuito e já está funcionando. Com isso, a popularização dos apps de Android tende a aumentar ainda mais. Desenvolvedores poderão criar funções visando a usabilidade em multiplataformas e os usuários poderão trazer para outros dispositivos a experiência dos seus aplicativos favoritos do Android.

Qual aplicativo você acha que melhor se adaptará para os outros sistemas? Deixe sua opinião nos comentários!

Tags: