Aprenda a denunciar e-mail suspeito pelo aplicativo do Gmail

Está utilizando o Gmail pelo celular e recebeu e-mail de phishing ou de spam? Tem como denunciar pelo próprio aplicativo sem precisar abrir.

Com a melhoria dos aparelhos celulares virou algo comum acessar redes sociais e e-mails pelo aparelho, mas você sabe como denunciar spam pelo próprio aplicativo? Isso ajuda tanto o Google quanto você.

Afinal, você alerta a empresa sobre aquele destinatário que será incluído na lista de possíveis ameaças e analisado. Assim a gigante mantém a base de malware atualizada e você seguro.

Através de uma ferramenta simples o aplicativo do Gmail para Android permite que você denuncie e-mails suspeitos que podem ser phishing ou spam, além de se livrar deles.

Passo-a-passo

Passo 1

Com o aplicativo Gmail aberto e o e-mail suspeito identificado pressione-o por alguns segundo. Ele será selecionado sem precisar ser aberto.

Passo 2

Com o e-mail selecionado toque no ícone de “três pontos” no menu superior do canto direito. Nas opções estão Denunciar spam e Denunciar phishing. Se você entender que o e-mail é uma forma de roubar seus dados clique em “Denunciar phishing”.

Caso seja uma propaganda ou um e-mail inconveniente selecione “Denunciar spam. Uma mensagem de confirmação será exibida.

Passo 3

Se já tiver aberto o e-mail também é possível denunciá-lo. Toque no mesmo ícone de “três pontos” no canto superior e selecione “Denunciar spam” ou “Denunciar phishing”.

Tags: