Aprenda a melhorar o desempenho do Android

Conheça três passos para deixar seu celular como novo com o PSafe Total Android

Três passos para deixar seu celular como novo com o PSafe Total Android

Quem faz parte da geração desktop conhece bem a expressão ‘desfragmentar disco’. A reorganização das informações inscritas no HD de um PC recupera desempenho do computador e faz a máquina trabalhar mais rápido.

Mas quem é que perde tempo em casa hoje em dia com um equipamento desktop? Mas seguramente você não se desgruda do seu celular Android, que também perde desempenho com o simples uso cotidiano.

E nada como um dia chuvoso para fazer você voltar todas suas atenções ao seu smartphone, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. E não é que dá aquela raiva mexer no telefone e perceber que o desempenho do aparelho não é nem de longe parecido àquele de quando você comprou o celular: rápido, estável e responsivo?

Tudo isso que você admira num Android vai por água abaixo quando o seu novo brinquedinho começa a travar sem parar, ficar mais lento que uma lesma e a responder menos que aquela mina que te ignora sem rodeios no WhatsApp. Então, como liberar memória e espaço interno para acelerar o celular?

Foram exatos três meses até que meu novo Huawei Y530, objeto de outro post de viagem aqui no Blog: Onde comprar seu celular na Europa, começasse a dar sinais de que minha irritabilidade ao usar o smartphone poderia aumentar ao exibir uma mensagem fixa sobre a saturação da memória interna do Android. Combinada à falta de espaço, a pouca memória disponível, destaque do alerta de performance do PSafe Total, como você pode ver na imagem abaixo. Vamos resolver as duas questões de uma vez.

Antes, você pode querer saber: você se arrependeu de comprar este celular? “Me arrependi”. Você se odeia por ter dado um smartphone de 32 GB para sua mãe e ter ficado com um de 4 GB? “É claro que sim”. Você voltaria para o seu velho iPhone? “Não. E ainda estou empolgado, aguardando a confirmação de que o próximo aparelho do Google será mesmo uma parceria com a Huawei para afirmar, meu segundo Android será outra vez um xingling Huawei”.

Voltando ao tema do post, como resolver o problema de memória e espaço em um aparelho com configurações básicas? O Huawei Y530 tem apenas 512 MB de RAM e 4 GB de capacidade interna de armazenamento.

Como acelerar o smartphone

Uma das formas de deixar o Android mais rápido é liberar memória RAM. É nela que ficam guardadas as informações de APPs abertos, permitindo acesso rápido a eles por instruções armazenadas, mas, ao mesmo tempo, a sua utilização compromete a velocidade e o desempenho do processador central instalado no device, neste caso do exemplo, um dual-core 1.2 GHz.

A baixa capacidade de memória RAM do Huawei Y530 pede que eu acione ao longo do dia diversas vezes o atalho de limpeza de memória do PSafe Total, em janela flutuante que indica a utilização e comprometimento da memória RAM no aparelho, para deixar o celular mais estável, eliminando travamentos excessivos e fazendo o aparelho responder melhor aos comandos executados.

Para ter melhor desempenho sem necessidade de investir muito tempo para isso, utilize a janela flutuante e promova a limpeza da memória sempre que o ícone ficar amarelo ou vermelho, indicando sua saturação.

Porém, pode ser que a limpeza de memória não seja suficiente para melhorar o desempenho e nota do aparelho. Uma hora, liberar memória RAM do celular já não adianta mais, o pouco espaço de armazenamento interno compromete a performance do Android e faz com que ele passe a travar com mais frequência do que você troca de roupa. Pode ser necessário então promover a otimização do telefone.

Como limpar o celular

Deixar o Android como novo é possível. Verifique e melhore a performance do smartphone ao realizar uma limpeza e reorganização mais profundas.

Para isso, abra o PSafe Total e marque ‘Verificar’, na tela inicial do aplicativo.

Marque, depois, ‘Otimizar tudo’.

Pronto, seu celular utilizou as ferramentas do PSafe Total Android para melhorar sua performance. Porém, note que o celular ainda apresenta uma nota baixa de desempenho, devido ao comprometimento da memória interna de armazenamento e pela quantidade de lixo e arquivos desnecessários salvos no telefone.

No meu caso, os grandes vilões eram imagens, dados de cache e diversos, muitos deles resultados do uso cotidiano do aparelho, seja para fotografar, trocar conteúdo com os amigos via Whatsapp ou mesmo pela simples abertura de sites no navegador móvel ou de aplicativos de redes sociais, que acumulam muito lixo na memória interna do aparelho, além de comprometer a velocidade da memória RAM.

Para resolver o problema, marque ‘Limpar’.

Selecione os itens que quer eliminar.

Pode ser também que a simples limpeza de memória e a Limpeza mais profunda não resolvam o problema de forma satisfatória.

Caso aconteça com você, o PSafe Total guarda ainda mais um recurso extra que pode te auxiliar na tarefa de deixar o celular funcionando a todo vapor. Abre o ‘menu’ no canto superior esquerdo da tela principal do APP e localize ‘Gerenciador de Apps’ para transferir de forma simples e rápida aplicativos e mídia da memória interna para o cartão micro-SD.

Como liberar memória interna do telefone

Promova periodicamente a remoção de aplicativos que não são importantes para você e deixe o resto com a PSafe, nós podemos resolver o problema de performance do seu Android.

Mova todo o conteúdo possível para o cartão micro-SD, abrindo espaço na memória interna, descongestionando o smartphone e ajudando ele a performar melhor.

Para isso, abra o PSafe Total no seu celular e faça a transferência de arquivos desta forma. ‘Menu’ > ‘Gerenciador de Apps’ > ‘Mover ao SD’.

Veja a lista de APPs que estão salvos na memória interna e que podem ser movidos para o cartão SD. Clique sobre o ícone do cartão micro-SD para realizar a transferência.

Faça o mesmo com todos os APPs até liberar o máximo de memória.

Volte à tela do PSafe Total e faça novamente a verificação e otimização do celular e tenha uma Android rodando como novo.

Como liberar memória do Android do próprio celular

Você também pode transferir aplicativos por meio das ‘Configurações’ do celular.

Abra as ‘Configurações’ do telefone e localize ‘Gerenciar Aplicativos’.

Clique sobre ele e veja se a opção ‘Transferir para cartão SD’ fica habilitada.

No meu caso, o sistema operacional do aparelho não mostra a opção de transferir aplicativos para o cartão micro-SD.

Se o aparelho por alguma razão não habilitar a possibilidade de transferência de arquivos através das ‘Configurações’ do celular e você ainda não tiver o PSafe Total, aí não tem jeito, a única saída é fazer a transferência manualmente ao conectar o telefone a um computador, arrastando as pastas para a unidade extra de memória – tema de post da próxima semana.

Para centralizar num mesmo APP serviços de proteção, privacidade e performance para celular, instale agora o PSafe Total no seu Android e mantenha seu device seguro e otimizado.

Tags: