Aprenda a se prevenir do Stagefright, que ameaça Androids pelo mundo

Um bug no Android permite que uma mensagem infecte o aparelho e consiga, entre outras coisas, ouvir suas ligações e roubar fotos e vídeos. Aprenda a evitar

Foi descoberta uma falha no Android que deixa vulnerável quem recebe SMS e MMS (mensagem multimídia). O problema é que o Stagefright bug, nome dado a falha, explora o fato do sistema processar automaticamente os vídeos recebidos pelo celular. A ideia é que quando o usuário abrir a mensagem, o vídeo já estará pronto para ser mostrado. No entanto, quando o vídeo com malware é processado, infecta o dispositivo. Leia mais aqui sobre essa falha e entenda como funciona.

Se você tem Android Lollipop e utiliza o Hangout para receber SMS e MSM, veja como se prevenir desse malware. Entre no app Hangout, acesse o perfil e toque em “Configurações”. Em seguida toque em SMS e desmarque a opção “Recuperar MMS automaticamente”. Com isso, os vídeos não serão processados de forma automática.

hangout bug android

Se você utiliza o Mensagens, entre no aplicativo, toque nos três pontinhos no canto superior direito para aparecer a opção “Configurações” e toque nela. Na próxima tela role até chegar nas opções de Mensagens Multimídias (MMS) e desmarque a opção “Recuperação automática”.

mensagem bug android

Os prints foram feitos em um Moto G, mas se você tem outro aparelho, procure desabilitar a opção de recuperação automática de MMS nas configurações do aplicativo utilizado para receber SMS/MMS (Mensagens ou Hangout). Com isso você se previne de ter o aparelho hackeado por causa desse bug. Não esqueça de manter seu Android com um antivírus atualizado instalado

Tags: