Aprenda a programar sem gastar dinheiro

Cursos online grátis te ensinam a programar. Veja como fazer sua estreia no mundo da programação web

Programar não é mais um bicho de sete cabeças – e você pode aprender a fazer isso sem gastar dinheiro. Com o passar dos anos, a forte presença da tecnologia fez com que práticas, antes voltadas apenas para técnicos, caíssem no conhecimento popular. Se você tem curiosidade sobre como programar aplicativos ou mesmo páginas da internet, saiba que existe uma série de opções gratuitas que podem lhe ensinar a dar os primeiros passos.

Os sistemas operacionais e aplicativos são criados em inglês. Portanto, é recomendável que você tenha conhecimentos no idioma antes de começar a escrever as primeiras linhas de código. Não precisa ser fluente, mas tem que ter uma noção básica. O HTML (muito utilizado na internet e ideal para quem quer começar a aprender) é bastante lógico, por isso, entender o idioma em que os códigos são escritos facilita bastante o aprendizado.

Microsoft tem curso grátis de programação

Ninguém menos que a Microsoft anunciou um curso totalmente gratuito voltado para quem deseja aprender programação. Intitulada "Eu posso programar", a iniciativa está sendo feita em parceria com a Code.org e visa alcançar um milhão de jovens na América Latina. São dois cursos diferentes que abordam temas relacionados ao assunto, incluindo itens avançados da programação.

O primeiro curso, chamado “Uma hora de código”, explica como a tecnologia funciona e ensina o aluno a criar aplicativos. Segundo a empresa, ele é um espaço divertido de imersão na ciência da computação.

Já a segunda parte, “Aprendendo a programar”, é dividida em 12 módulos e ensina como a programação pode ser uma coisa simples, derrubando o mito de que as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos são complexas. De acordo com a Microsoft, essa tarefa pode ser realizada por qualquer um. Basta clicar aqui para se inscrever.

Outros sites para aprender a programar

Você também consegue achar diversos sites que ensinam a fazer programação. Confira abaixo:

Scratch: Desenvolvido no MIT (Massachusetts Institute of Technology), o site é um dos mais aclamados pelos educadores. Ele não exige conhecimento de qualquer outra linguagem de programação. Na versão mais recente, a 2.0, permite que o usuário faça seus projetos on-line, sem precisar baixar qualquer programa.

Code Academy: Aprender sozinho ou em grupo é uma possibilidade na Code Academy, onde os cursos são gratuitos. A plataforma conta com versão em português, mas apenas nas páginas iniciais.

Try Ruby: Apesar de não ser tão popular, a linguagem de programação Ruby tem espaços divertidos para os dispostos a explorá-la. A home do Try Ruby é quase um afago ao usuário, com seus desenhos delicados e indicações de “como fazer” que quase conduzem o aprendiz pela mão.

Code School: Apoiada pela IBM, é também desenvolvida para oferecer uma experiência semelhante a de um game. O lema por lá é “Aprenda Fazendo”. Tutoriais estão presentes, mas exercícios e recompensas etapa a etapa são o forte da proposta.

Tags: