Aprenda a fazer compras online de forma segura

A PSafe preparou um guia de compras online seguras para você. Veja!

O Brasil está no topo da lista dos países que lideram o ranking mundial de tempo online para consultas de saldos, pagamento de contas e outros serviços bancários.

Guia de compras online seguras

Segundo dados divulgados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 41% de todas as transações bancárias realizadas no Brasil, em 2013, foram pela Internet.  Os acessos por celular ou tablet aumentaram 184% em relação ao ano anterior e representam 6% do número total de operações.

Com a crescente utilização dos meios eletrônicos para pagar contas e realizar compras, é preciso saber como proteger o computador e a conta bancária de possíveis golpes e fraudes.

Em primeiro lugar, escolha um antivírus confiável para instalar em seu computador e nos dispositivos móveis. Mantenha sempre o antivírus, o sistema operacional e os programas (especialmente navegadores) atualizados. E atenção: é importante optar por apenas um antivírus. Duas ou mais versões podem gerar conflitos e danificar o seu computador. Instale também um firewall e um antispyware.  

Utilizar computadores e pontos de conexões públicos é sempre um risco, principalmente para realizar compras online se utilizando de redes wi-fi abertas.

Manter a mesma senha por muito tempo também é uma atitude arriscada. Especialistas recomendam a troca das senhas a cada três meses para assegurar a segurança das suas informações. Prefira criar senhas fortes com, no mínimo, 14 caracteres que incluam números, símbolos e letras minúsculas e maiúsculas.

Antes de inserir informações confidenciais em qualquer site, procure sempre um ícone de cadeado ao lado do endereço (URL) da página para se certificar se a conexão é segura. Em alguns navegadores, o endereço dos sites confiáveis aparece com fundo verde ou ainda com uma pequena chave ou cadeado, sinalizando que a troca de informações é ainda mais segura.

Lojas virtuais com endereço terminado em “br” devem constar no Registro.br. Acesse a página e informe-se se a URL da empresa está registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Esta informação também pode ser obtida através do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) para verificar a inscrição da empresa e outros dados como data de registro, situação cadastral e endereço fixo.

Há lojas online que perguntam ao cliente se ele deseja arquivar os dados de seu cartão de crédito para compras futuras. Este procedimento não é recomendado, pois caso a loja virtual ou a sua conta bancária seja invadida, desconhecidos poderão utilizar suas informações para fazer compras indevidas em seu nome.

Uma opção mais segura é realizar o pagamento de produtos e serviços a partir de serviços como o PayPal, que permitem inclusive o uso de cartão de crédito internacional nas compras sem que o lojista obtenha o seu número.

Tags: