Passo a passo do que fazer caso seu Windows Phone ou iPhone travem

Seguindo as recomendações que o Blog PSafe separou para você em forma de passo a passo, fica fácil destravar seu dispositivo Windows Phone ou iPhone.

Cada vez mais dependentes de seus smartphones, os usuários não se cansam de usá-los, adicionar aplicativos e, assim, aproveitar toda a capacidade de memória. Isso deixa o celular mais lento e mais pesado, com sérios riscos de travamento. Quando isso acontece, não adianta suar frio e se desesperar. Respire fundo e siga as recomendações que o Blog PSafe separou para você.

Mantenha a atualização do aparelho em dia

Travamentos ou congelamentos podem ocorrer por bugs no software instalado. Por isso, é sempre importante estar com a última versão do sistema operacional para evitar problemas.

Para iPhone

Passo 1: Para saber se existe uma atualização disponível, entre na página do iTunes, encontre a versão de seu iPhone na aba “Dispositivos” e clique em “Buscar atualização”.

Passo 2: Reinicie o celular. Para tanto, você precisa segurar o botão de desligar até aparecer a barra para deslizar. Após desligar o aparelho, ligue-o novamente, deixando o botão superior apertado.

Passo 3: Há casos em que é preciso forçar o aparelho a reiniciar, como o congelamento de uma tela ou quando nenhum comando funciona. Para tanto, basta segurar o Home Button (botão redondo inferior) e o Sleep Button (botão de desligar), ao mesmo tempo, até aparecer o símbolo da maçã.

Passo 4: Em último caso, tente efetuar uma restauração. Não se esqueça de realizar um backup antes do procedimento, para não perder seus dados. Lembre-se de que as fotos clicadas com seu iPhone necessitam de backup manual.

Para fazer o backup é preciso conectar seu iPhone no iTunes. Acesse a aba “Dispositivos”. Depois, clique com o botão direito e procure a opção “Efetuar o backup”. Dessa forma, tudo o que está em seu iPhone será salvo e depois restaurado igual a antes.

Passo 5: Para restaurar seu iPhone, clique na opção “Restaurar”, dentro da aba “Dispositivos”.

Para Windows Phone

Passo 1: Em primeiro lugar, é preciso identificar os botões, que são típicos de qualquer aparelho com o sistema da Microsoft, independentemente do fabricante.

Passo 2: Para forçar uma reinicialização, basta manter os botões “Volume (-)” e “Liga/desliga” pressionados por cerca de 15 segundos.

Passo 3: A tela se apagará e o telefone vibrará. Quando isso acontecer, solte os botões. O Windows Phone reiniciará normalmente e nenhum dado armazenado no telefone ou cartão de memória será perdido.

Caso o problema persista após algumas tentativas de reinício forçado, a solução pode ser resetar o aparelho. Antes, não se esqueça de realizar o backup para evitar a perda de todos seus dados.

Passo 4: Pressione simultaneamente os botões “Volume (-)”, “Câmera” e “Liga/desliga” por alguns segundos. Quando sentir o telefone vibrar, solte apenas o botão “Liga/desliga”.

Passo 5: Aguarde mais alguns segundos até que outro alerta vibratório ocorra para reiniciar o sistema. Nesse caso, o processo pode demorar um pouco mais do que o normal. O procedimento funciona no Windows Phone 7 e 8.

Atenção: tanto no Windows Phone quanto no iPhone, caso algum problema volte a ocorrer o melhor é utilizar a garantia de seu aparelho ou procurar a assistência técnica autorizada pelo fabricante de seu celular.

Tags: