As principais novidades do Windows 10

Conheça os principais recursos que estarão disponíveis no Windows 10, com previsão de lançamento para abril de 2015

Quando a Microsoft lançou o Windows 8, em 2012, muitos usuários reclamaram da Metro, nova interface do sistema voltado para telas touchscreen e da ausência do menu iniciar. Na semana passada, a empresa anunciou o Windows 10 (isso mesmo, pularam o 9) como sendo a aposta da empresa para permanecer na vanguarda dos sistema operacionais. Conheça as principais novidades do novo OS da Microsoft.

Multitelas

A grande novidade do Windows 10 está na convergência de dispositivos. O novo sistema operacional poderá ser usado tanto em computadores quanto tablets, smartphones, híbridos ou qualquer outro aparelho (quem sabe não teremos um smartwatch no futuro?) lançado pela empresa.

Menu Iniciar

Sim, ele está de volta. Depois de causar a revolta dos usuários com sua ausência no Windows 8, o Menu Iniciar retorna ao Windows 10 repaginado. Agora ele terá um sistema de busca melhorado onde também exibirá pesquisas na web e também apresentará os blocos personalizáveis característicos do Windows 8.

Aplicativos

Com o Windows 10, os aplicativos poderão novamente ser multijanelas. Com isso, será mais fácil trabalhar em mais de um software. Os botões de minimizar e maximizar também estarão de volta. 

Outra novidade bastante interessante é a unificação das lojas de aplicativos. Em abril de 2015 será anunciado como funcionarão os aplicativos universais, que rodam em todos os dispositivos com Windows 10.

Snap Assist

A introdução do Snap Assist promete ajudar quem abre muitos aplicativos simultaneamente. Com a função ao arrastar as janelas em determinados pontos da tela, elas vão se encaixando para permitir uma melhor visualização. 

Task View

Um novo botão na barra de tarefas também foi adicionado. Ao clicar no Task View poderá visualizar todos os softwares que estão abertos, parecido com o Alt+tab, porém com uma interface mais bonita.

Prompt de Comando      

O Prompt permitirá pela primeira vez CTRL+V.

Atualização e data de lançamento

Muitas questões ainda precisam ser respondidas a respeito do novo sistema operacional. A principal delas é em relação à atualização. Na conferência de apresentação do Windows 10, nenhum dos executivos falou se os smartphones e tablets com Windows receberão a atualização automaticamente ou apenas os novos aparelhos virão com o sistema.

O Windows 10 chega após a Build Conference de 2015, que será realizada em abril de 2015. Este vídeo mostra as principais novidades do novo Windows, mas para quem quiser fazer o download da versão de teste, basta acessar preview.windows.com

Novo MSN

Após abandonar o icônico mensageiro para investir no Skype, a Microsoft deu continuidade ao portal de Notícias MSN. Com a nova versão, o layout é responsivo a todas as telas, e lembra a interface Metro do Windows 8.

O grande diferencial em relação a outros portais de notícia é a possibilidade de customização da home. O usuário pode configurar quais tipos de notícias agrupadas em temas ele quer que apareçam na tela inicial.

Além disso, os botões para os serviços da empresa, como o OneDrive e o Xbox, estão bem mais fáceis de achar na barra superior.

Tags: