ASP.NET agora é open source

Com a nova versão lançada o ASP.NET virou um código aberto o que permite que os programas desenvolvidos por ele possam rodar em diferentes plataformas.

Após 15 anos de existência, a Microsoft finalmente transformou o software ASP.NET em um código livre. A versão 5 perdeu o limite de só rodar no Windows e agora pode ser utilizada no desenvolvimento de programas para Linux, Mac e, é claro, Windows.

Isso traz mais liberdade para os desenvolvedores, pois a linguagem de programação é boa, mas era limitada. Além disso, nessa versão o ASP.NET ficou mais fácil, teve alguns problemas resolvidos e foi melhorado. Veja todas as mudanças clicando aqui.

No momento, ainda é uma versão Beta, mas já pode ser utilizada. Basta baixar o último CTP do Visual Studio 2015.

O que é software livre

Também conhecido como Open Source, o software livre é aquele que os programadores conseguem “ler” como ele funciona e podem, inclusive, reproduzir, customizar e/ou usá-lo como base para desenvolver outros programas. Isso significa que a comunidade de desenvolvedores consegue criar atualizações e resolver bugs sem precisar esperar pelos criadores do programa.

Diferença entre o software livre e o não livre

Tanto o livre quanto o não livre serve para gerenciar a parte operacional do dispositivo. No entanto, o livre pode ser atualizado a qualquer momento por qualquer programador. Enquanto que o não livre, como o Windows, por exemplo, precisa aguardar que a desenvolvedora – Microsoft nesse caso – crie um patch para atualizá-lo.

Tags: