Aumente suas defesas: 5 dicas para se proteger contra hackers

Proteger seu computador do ataque de hackers é cada vez mais importante para não ter sua privacidade exposta, nem seus dados bancários e pessoais furtados por criminosos. Abaixo selecionamos […]

Proteger seu computador do ataque de hackers é cada vez mais importante para não ter sua privacidade exposta, nem seus dados bancários e pessoais furtados por criminosos. Abaixo selecionamos cinco dicas para se proteger contra ataques de hackers. Confira abaixo e saiba como aumentar a segurança do seu computador:

Mantenha tudo atualizado

Não importa se você tem um notebook ou smartphone, é importante manter todas os seus softwares e plataformas devidamente atualizadas. Embora isso possa parecer um aborrecimento, Windows e Mac oferecem a opção de atualizações automáticas. Muitos celulares também permitem que os usuários atualizem todos os seus aplicativos em um clique.

Manter o seu sistema operacional, programas e aplicativos móveis atualizados garante que os hackers irão enfrentar o desafio mais difícil possível na tentativa de invadí-lo. Um software ultrapassado normalmente é um alvo fácil, mesmo para hackers amadores, pois as informações para invasão estão disponíveis em algum lugar escondido. Mas provavelmente eles não serão capazes de invadir os patches ou atualizações recentes.

Senhas: Torne-as fáceis de lembrar, mas difíceis de decifrar

Cada uma de suas contas, desde o seu e-mail até a sua conta de cartão de crédito, pede uma senha. Para impedir que ataques de phishing, recomenda-se o uso de senhas que são elaboradas e difíceis de decifrar, mas que ainda tenham algum significado pessoal para que você possa se lembrar delas.

Um bom exemplo disso é de senha segura é utilizar letras aleatórias em maiúscula e minúscula, seguida dos quatro últimos dígitos do aniversário da sua mãe. Você pode lembrar desta senha com facilidade, já o tipo de ataque executado pelo hacker pode ter muita dificuldade em quebrar uma senha com tamanha complexidade de caracteres.

Desligue as máquinas quando não estiverem em uso

Se você não estiver usando o computador durante a noite, desligue-o. Isso não só economiza energia como também reduz drasticamente as chances de um hacker explorá-lo enquanto você não está olhando. Mesmo que o malware já esteja implantado em seu computador, pelo menos os hackers não serão capazes de fazer muita coisa se o computador estiver desligado.

Use um pacote de segurança

Ótimos pacotes de segurança irão aliviar significativamente as suas preocupações em relação aos hackers. Eles fornecem uma abordagem "tudo em um" para tornar as coisas muito difíceis em ataques cibernéticos. Pacotes como o  PSafe Total para Windows e Mac, incluem a limpeza do registro, cache do navegador e arquivos temporários, além de um antivírus integrado que pode detectar um possível intruso. Eles se combinam para fazer o seu computador funcionar mais rápido, cortando a gordura que os hackers costumam usar para acessar o seu computador.

Desconfie das redes públicas

Sempre em caso de emergência, uma rápida reunião de negócios ou até mesmo, em um momento de lazer e pausa da rotina, muitas pessoas recorrem à utilização de lan houses ou a rede wi-fi de cafeterias. Infelizmente, essas redes podem apresentar muitos perigos, uma vez que hackers podem utilizar do sinal de internet para lançar um ataque em todos os computadores conectados a esta rede.

As redes públicas variam quanto a sua segurança, sendo algumas tão seguras quanto às redes domésticas, e outras cheias de falhas de segurança devido à má configuração e administração.

Recomenda-se restringir o uso de redes públicas ao máximo. Tomando essa precaução, além de manter o software atualizado, definir senhas seguras, desligar as máquinas que não estão em uso e usar um pacote de segurança, irá diminuir significativamente as chances de você se tornar uma vítima de hackers.

Tags: