Avião no Facebook? Como usar este novo ícone na reação

Nova imagem está despertando a curiosidade de usuários na rede. Mas será que o avião do Facebook é uma ameaça para a segurança do seu celular? Descubra.

O Facebook está sempre inventando moda nas possibilidades de reação: já teve a florzinha da gratidão para o ‘Dia das Mães’, os monstrinhos para o ‘Dia das Bruxas’, e até a bandeira gay para celebrar o ‘Dia do Orgulho LGBT’. No entanto, o novo símbolo que surgiu nesta terça-feira (31) para muitos usuários da rede, um avião, tem intrigado a todos. Qual será o objetivo de inserir um avião no Facebook? Será que isto é algum tipo de vírus?

Exemplos de reações do Facebook

A reação de avião no Facebook é verdade?

É verdade! Os especialistas do dfndr lab – laboratório de segurança digital – apuraram que a reação de avião não representa perigo e nem se trata de um vírus. Há ainda relatos de uma nova reação de fogo, no entanto, nenhum tutorial que pudesse ser replicado com sucesso foi confirmado pelos especialistas.

Leia mais: Momo do WhatsApp: quem é o contato misterioso que está aterrorizando a internet?

O aviãozinho está visível e habilitável para alguns usuários do app do Facebook no Android. Já quem acessa a rede social pelo computador consegue ver outros usuários reagindo com o símbolo, mas ainda não consegue reagir da mesma forma. Devido a esta falta de sincronia, entre dispositivos Android, iOS e web, alguns usuários suspeitam que a nova reação seja apenas um bug do Facebook e que sua aparição seja temporária.

Até o momento da publicação desta matéria, não foi divulgado um comunicado oficial do Facebook a respeito do surgimento do avião. No entanto, o site Olhar Digital publicou ter entrado em contato com a rede social para confirmar a informação e a resposta do representante do Facebook foi que tudo não se passou de um bug. Segundo a publicação, o avião foi incluído na plataforma por um desenvolvedor que estava exercitando a imaginação e testando na prática algumas ideias.

Como usar a reação de avião no Facebook

De acordo com nossos testes, o recurso não funcionou na versão 183.0.0.39.75 do aplicativo. Para consultar qual a versão do seu Facebook, basta tocar nos três tracinhos na lateral do app, depois ir em Configurações e Privacidade > Configurações > Sobre.

Veja o passo a passo para tentar usar a reação de avião:

  • Abra o seu app do Facebook e confirme se a sua versão é diferente da 183.0.0.39.75;
  • Caso sim, limpe o cache do celular. Aplicativos como o dfndr security, antivírus grátis para Android, realizam essa função. (instale o app > Ferramentas > Limpeza rápida)
  • Entre na rede social e comente em um post com a hashtag #addplanereact (ou #planereactio – assim mesmo, sem o n no final da palavra reaction).
  • Em seguida, a reação de raiva poderá aparecer duplicada;
  • Clique no último rostinho raivoso e ele poderá se transformar, na hora, em um avião.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: