Qual é o intervalo de tempo ideal entre um backup e outro?

O backup é uma prática importante para aqueles que não querem perder seus arquivos. Mas de quanto em quanto tempo ele é necessário?

Fazer um Backup de dados é essencial e trabalhoso, mas é melhor do que a dor de perder arquivos importantes. O backup protege, principalmente, de acidentes ou mau funcionamento do software e hardware.

Surpreendentemente, um estudo de 2013 descobriu que a falha do disco rígido é mais provável dentro dos primeiros 18 meses da vida do hardware. Neste período, HDs têm uma taxa de falha de 5% nos primeiros meses de fabricação. Por isso, se o seu disco rígido sobreviver o primeiro ano, ele tem grandes chances de durar três anos de modo correto, mas as chances de defeito crescem a cada dia após essa idade.

Recuperar os arquivos de um HD defeituoso é possível, mas é um processo lento e com nenhuma garantia de que tudo seja restaurado. A melhor forma de prevenir o desastre é criar um backup de seus dados com regularidade.

O que significa "regularmente"? Depende. Para as pessoas que raramente usam o computador, fazer uma cópia de segurança cada mês é o suficiente. Se você utiliza seu computador frequentemente, é aconselhável fazer backups semanais, ainda mais, quando você utiliza o computador para o trabalho.

Para proteger ainda mais seus arquivos, instale um bom antivírus. Ele vai te proteger de ameaças que podem modificar o seu sistema e eliminar arquivos.

Para os usuários de iPhone, fazer o backup de dados é fácil. Simplesmente conecte o telefone ao computador e vá até o iTunes para administrar seu conteúdo. Se o seu iPhone está conectado à iCloud, automaticamente o arquivo de backup será atualizado automaticamente, sempre que o celular for conectado ao wi-fi.

Infelizmente, o processo é um pouco mais complicado para os usuários do Android. Você exportar manualmente os arquivos do seu computador. Outra opção é fazer o download de algum aplicativo com essa função. E não se esqueça de baixar um antivírus para proteger o seu Android de fraudes.