Baixar apps com o 3G consome mais bateria que com o wi-fi?

A conexão de dados pode estar drenando a sua bateria. Confira nossas dicas para saber como otimizar o seu consumo

De todas as dúvidas que atormentam a vida de quem não consegue viver sem o celular, a do consumo de bateria por conta do uso do 3G versus wi-fi é uma das maiores. Claro, quem não quer aproveitar o smartphone até o fim do dia? Pra isso, toda e qualquer estratégia é sempre bem-vinda.

Mas, no meio de tanta informação, às vezes a confusão é inevitável. No fim das contas, qual será o efeito prático na hora de optar por baixar apps pelo 3G ou pela conexão wi-fi? Dá mesmo pra fazer a bateria aguentar mais se a gente escolher o segundo?

Eis algumas coisas que você precisa considerar: pra começo de conversa, se você estiver em deslocamento usando o 3G, a oscilação de sinal e a busca por redes vai consumir mais energia. Além disso, se o sinal estiver fraco, a transferência de dados vai demorar mais tempo, ou seja, a bateria vai drenar mais rápido que de costume.

Já com o wi-fi…

Com a banda larga sem fio seu smartphone se conecta a um único sinal provavelmente mais forte e próximo, ou seja, você evita a oscilação e ainda agiliza a transferência de dados. Assim a bateria dura mais!

Tente reparar na temperatura do seu telefone. Esquentou demais enquanto você usava a conexão de dados? Então pode acreditar que a bateria vai embora mais rápido. Agora, compare com a temperatura de quando você usa o wi-fi. Está mais fria? Bom sinal.

Dicas pra qualquer ocasião

No fim das contas, o melhor costuma ser priorizar a conexão wi-fi. Se não tiver como, então procure usar o 3G só quando estiver em deslocamento e para funções realmente necessárias — o que geralmente não inclui baixar um monte de apps, né? 😛

Para fazer a bateria render ainda mais, uma dica que pode dar algum trabalho, mas que vale a pena: se estiver conectado ao wi-fi, desligue o 3G. E vice-versa. A busca por redes consome muita bateria e não há por que não poupar o seu smartphone desse trabalho. O mesmo se aplica ao Bluetooth. Não está usando? Desligue.

E você, costuma reparar que a sua bateria vai embora mais rápido com o 3G? Ou é o contrário? Conte pra gente!

Tags: