Golpe promete 13º salário para beneficiários do Bolsa Família

Mais de 180 mil pessoas já foram afetadas em apenas sete dias, segundo o dfndr lab

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou um novo golpe que promete liberar 13º salário para os beneficiários do programa Bolsa Família. Em apenas sete dias, 180 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso. Por hora, são registrados, pelo menos, 1000 novos acessos à fraude.

Como funciona o golpe do Bolsa Família

Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a responder uma breve pesquisa e a fornecer dados pessoais – como nome completo e endereço. Posteriormente, ele precisa compartilhar o link malicioso com seus contatos ou grupos do mensageiro para ter acesso ao suposto benefício.

Por fim, a vítima é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionado a páginas falsas para fazer downloads de apps infectados com vírus.


Leia mais: Engenharia social é o método mais usado por hackers para enganar pessoas

“Não é a primeira vez que cibercriminosos utilizam um programa do governo como temática de golpe. Geralmente, esse tipo de tema tem bastante apelo da população, o que facilita na viralização do link malicioso. Além disso, a vantagem de solicitar permissão para enviar novos golpes é que o hacker passa a ter um canal direto de comunicação com vítima, onde não precisará mais se preocupar em mandar links via e-mails, SMS, redes sociais ou mensageiros. A mensagem do cibercriminoso aparecerá diretamente na tela de notificações do celular, bastando um toque para a vítima abrir o ataque”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Como se proteger de golpes no WhatsApp

Para não cair em ataques como esse, o especialista deu três dicas essenciais para os usuários:

  1. Tenha cuidado ao tocar em links compartilhados no WhatsApp. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego.
  2. Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na análise de links no site do dfndr lab. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo Android, iOS ou computador.
  3. Mantenha um bom antivírus instalado no celular. O dfndr security, por exemplo, além de antivírus, é o único app de segurança que oferece proteção em tempo real contra ataques dentro do WhatsApp, Messenger, SMS e Navegadores. Com a função Bloqueio de Hackers ativada, sempre que você receber ou acessar um link malicioso, um alerta será enviado ao seu celular para impedir qualquer tentativa de golpe ou roubo de dados. Você pode baixar o dfndr security grátis aqui.
Instale o dfndr security.

Leia mais: Como bloquear aplicativos com digital

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: