Brasil tem uma das piores coberturas 4G do mundo

De acordo com pesquisa da OpenSignal, organização que usa apps de Android e iPhone para analisar conexões móveis, o 4G cresceu no mundo, mas não no Brasil

Um recente estudo feito pela OpenSignal, organização que usa apps de Android e iPhone para analisar conexões móveis, mostrou que a Espanha tem a conexão 4G mais rápida do mundo. Os dados são da nova edição do State of LTE, relatório que mostra as condições das redes 4G no mundo.

O Brasil, que começou bem, despencou ao longo de um ano no ranking de velocidade média e cobertura. A Claro, que chegou a ter o 4G mais rápido do mundo, agora não aparece nem entre as 30 operadoras mais velozes. Mesmo assim, é a mais rápida do país.

Veja abaixo o ranking completo dos países pesquisados pela OpeSignal:

img 1

Especialistas da OpenSignal conseguiram recolher a maior parte dos dados através de um aplicativo que, quando instalado nos dispositivos dos usuários, permitiu a construção de uma grande base de dados. Foram analisados dados de cerca de seis milhões de usuários de LTE, num período de três meses.

A pesquisa concluiu que a Espanha tem a rede com maior velocidade, com uma média de 18 Mbps, ainda que a cobertura não seja a melhor. Já a Coreia do Sul oferece a melhor cobertura de LTE, com 99% de seu território coberto.

Operadoras brasileiras não conseguiram acompanhar crescimento

O Brasil, no 22º lugar do ranking, sofre por causa da cobertura precária das operadoras. Apesar de termos começado bem, as empresas de telefonia não conseguiram acompanhar o crescimento da demanda e, com isso, a média de conexão caiu consideravelmente no intervalo de um ano.

A velocidade média do 4G no Brasil é de 11 Mbps. Isso é mais rápido que nos EUA e Japão, porém está atrás da maioria dos países analisados, incluindo nações europeias, e os vizinhos Argentina e Colômbia.

A operadora mais rápida do Brasil, mais uma vez, é a Claro, com velocidade média de 12,9 Mbps. Logo depois vem a Oi (11,8 Mbps), TIM (6,0 Mbps) e Vivo (5,5 Mbps).

Asiáticos têm a melhor cobertura

Quando o assunto é a cobertura 4G, ninguém consegue competir com a Coreia do Sul. Os asiáticos dominam as primeiras colocações. Depois dos coreanos, Japão, Kuwait e Hong Kong formam os quatro primeiros colocados. A Holanda aparece a seguir. Confira no gráfico abaixo.

ima 2

No Brasil, usuários de dispositivos com suporte a 4G têm acesso à rede LTE apenas 44% do tempo. Por isso, estamos bem próximos do último colocado, e atrás de países como México e Colômbia.

As operadoras brasileiras têm cobertura basicamente igual: a maior é da TIM (46%), seguida pela Vivo (44%), Claro (42%) e Oi (42%).

Tags: