Bug do IOS permite acessar anexos de e-mail

Bug descoberto por especialista alemão dá acesso a qualquer anexo dentro do iOS.

iPhone 4 com sistema iOS 7 instalado

Um especialista de segurança alemão procurou a imprensa para relatar uma grave vulnerabilidade no sistema móvel da Apple. Ele afirma que os dispositivos portáteis da fabricante permitem o acesso de qualquer arquivo que foi recebido ou enviado por email, mesmo que o aparelho esteja bloqueado com uma senha.

Ao que parece, o iPhone pode disponibilizar o acesso a qualquer anexo armazenado na memória por conta de uma brecha presente nas camadas de proteção do dispositivo, uma configuração já existente desde a versão iOS 4.

Essa camada de proteção adiciona uma criptografia para todos os arquivos assim que o aparelho é bloqueado, isso impede o acesso mesmo que o iPhone esteja conectado em um computador. O problema é que os anexos são ignorados no desenvolvimento desta defesa.

O responsável por descobrir a brecha, Andreas Kurtz, afirma que entrou em contato com a Apple para alertar sobre o bug, sem obter qualquer retorno da empresa. A falha atinge os aparelhos mais antigos da empresa, incluindo o iPhone 4 e o iPad 2, mesmo que atualizados com a mais recente versão do sistema operacional. 

Procurada pela CNN, a Apple disse que planeja lançar uma correção no próximo update do sistema.