Campanha expõe comentários racistas deixados nas redes sociais

Outdoors com frases discriminatórias foram instalados perto das casas dos seus autores. Ideia é mostrar que racismo tem consequências reais.

Como você se sentiria se descobrisse um outdoor instalado próximo à sua casa expondo um comentário seu na internet? Pior: um comentário racista. Você acha que seria capaz de refletir sobre os seus atos?

Pois essa é a intenção da campanha Racismo Virtual, Consequências Reais, da Criola, uma organização que atua na defesa e na promoção de direitos das mulheres negras.

O caso Maju

A ideia da campanha nasceu do triste episódio com a apresentadora Maria Júlia Coutinho, a Maju, da Rede Globo, que foi alvo de comentários preconceituosos na página do Jornal Nacional no Facebook justo no 3 de julho, o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.

Diante da repercussão do caso, a Criola se uniu a empresas de mobiliário urbano para tornar os comentários públicos de maneira que eles se transformassem em um convite à reflexão.

Três passos para conscientizar

Para isso, selecionaram os comentários, identificaram os locais de onde eles foram postados por geolocalização e instalaram outdoors que seriam visualizados naquela região. Naturalmente, as fotos de perfil e os nomes dos autores foram borrados, mas a identificação e a reflexão são inevitáveis.

Não é lindo quando iniciativas assim dão a resposta certa aos intolerantes e preconceituosos?

Conheça melhor a campanha no site da Criola e assista ao vídeo que mostra a opinião das pessoas impactadas pelos outdoors:

 

Tags: