Carros Ford usam tecnologia Mobii para controle remoto

A Ford está desenvolvendo um método que permitirá controlar de forma remota, através de telefones celulares, o interior de seus carros.

A Ford anunciou que vai adotar um sistema de reconhecimento facial em seus automóveis. Em parceria com a Intel, a fabricante de veículos está desenvolvendo um método que permitirá controlar de forma remota, através de telefones celulares com câmeras de vídeo, o interior de seus carros.

lgotipo Ford

A técnica, denominada Mobii (Mobile Interior Imaging), consiste na instalação de câmeras no interior do veículo para permitir a visualização à distância através de celulares e, assim, captar gestos dos ocupantes com a finalidade de ativar funções.

Graças a um aplicativo para smartphone, o proprietário do carro pode, por exemplo, saber quem está dirigindo o veículo e até mesmo definir o limite de velocidade para o condutor.

Um recurso interessante é em relação à segurança, já que, em caso de roubo, o próprio veículo envia a foto do condutor para o proprietário, que poderá pelo smartphone desabilitar as funções do motor.

O Mobii também permite que o motorista observe o interior do veículo à distância, através de seu telefone celular, para certificar-se de que esqueceu algum objeto, por exemplo.

Outra novidade é que os sensores conectados ao automóvel permitem o controle de gestos. Seria possível, por exemplo, ativar o teto solar apenas apontando o dedo para o alto ou controlar a temperatura do ar condicionado com um movimento das mãos.

A Ford ressaltou em anúncio que respeita a privacidade de seus clientes e que, "apesar dos rumores que existem", a montadora não controla os movimentos ou captura informação de seus veículos.