Celular Android concentra 97% das ameaças por vírus

Estudo divulgado recentemente pela F-Secure aponta que 97% de todo malware móvel do planeta em 2013 atacou o sistema operacional Android.

Sendo que, 0,1% foi encontrado na loja própria da Google, a Play Store. Por esta razão, se você é um usuário de celular Android, sua segurança digital deve ser prioridade para evitar surpresas desagradáveis causadas pela ação de vírus.

Com o PSafe Suite Android, que já vem com o PSafe Antivirus, seu aparelho está seguro e você pode navegar na Internet sem medo, tudo isso de graça e sem comprometer o desempenho do seu celular.

Em 2012 foram registradas 238 ameaças e malwares, no ano passado, 804 novas famílias e variações de vírus foram encontradas em aparelhos Android.

Em 2013, apenas os sistemas Android e Symbian apresentaram novas ameaças. A maior parte concentrada na Arábia Saudita e Índia, seguidos de Estados Unidos e Finlândia, o que não significa que brasileiros e latino-americanos estejam livres do ataque de cibercriminosos. Pelo contrário, o Brasil é recordista mundial em tentativas de fraudes a correntistas de bancos pela Internet, por exemplo, e a popularização de APPs bancários para celular acendeu a luz de alerta de autoridades, preocupadas em garantir a segurança de usuários contra a ação de vírus que atacam sistemas operacionais móveis.

No levantamento, apenas exemplares únicos de vírus foram considerados, para que várias amostras de um malware específico só fossem computadas uma vez. As ameaças partiram principalmente das quatro grandes lojas que atendem ao mercado chinês (Anzhi, Mumayi, Baidu e eoeMarket), onde a Google Play é bloqueada. Nessas lojas, mais de 9% dos APPs foram identificados como maliciosos.

A empresa, entretanto, faz questão de afirmar que não se pode dizer que a Google não esteja trabalhando para melhorar a segurança do seu sistema Android e aponta a Play Store como a mais segura para downloads, já que é capaz de reconhecer mais rapidamente uma ameaça de vírus, apresentando eficácia similar às lojas da Apple e Windows Phone.

Tags: