Celular roubado? Como manter fotos e vídeos protegidos!

Aprenda a manter suas fotos e vídeos em segurança mesmo se o dispositivo for roubado.

Hoje é muito comum registrar os momentos com o próprio celular ou tablet. No entanto, muitas das pessoas que tiveram seu aparelho furtado se preocupam com o destino dos seus arquivos.

Para resolver esse problema algumas soluções foram postas no mercado. Veja abaixo quatro formas de manter seus arquivos seguros e não ter aquela sua foto circulando na internet sem a sua autorização.

Restaurar configuração de fábrica remotamente

Os aparelhos de hoje trazem a opção de, remotamente, restaurar a configuração de fábrica. No entanto, isso pode não ser suficiente, uma vez que essa ação só apaga os arquivos salvos na memória do aparelho.

Então, se você tem o hábito de salvar suas fotos e vídeos no cartão de memória isso não resolverá seu problema. Afinal, ele ainda poderá ser lido no seu ex-aparelho ou em outro. 

Você pode salvar seus arquivos na memória interna, mas não é aconselhável se você tiver muitos arquivos pesados, pois deixará o aparelho pesado e lento.

Criptografar o cartão de memória

Outra opção de segurança trazida em alguns aparelhos de hoje é criptografar o cartão de memória. Quando você criptografa um arquivo, ele só poderá ser lido no aparelho que tiver o código para decifra-lo, ou seja, no seu ex-aparelho.

Quando você realizar a solução restaurar a configuração de fábrica remotamente, nenhum aparelho poderá mais ler o seu cartão de memória e suas fotos estarão a salvo.

O ruim dessa ação é que você também não terá mais acesso a esses arquivos, mesmo se resgatar seu aparelho com o cartão de memória.

Salvar os arquivos na nuvem

A nuvem veio como a grande salvadora da humanidade. É como se fosse um cartão de memória, mas virtual. Você salva seus vídeos e fotos nela e pode acessar de qualquer aparelho, basta entrar com seu login e senha.

Se seu aparelho for roubado e você tiver o aplicativo de algum serviço de nuvem (hoje tem várias opções gratuitas e pagas) instalado é só acessar a nuvem de qualquer aparelho com conexão de internet e desvincular seu ex-aparelho.

Seus arquivos estarão em segurança, você não perderá nenhuma foto e ainda não consome espaço na memória interna nem no cartão de memória.

Proteger e apagar dados com o PSafe Total

Cofre

Para evitar que pessoas mal intencionadas consigam desbloquear seu aparelho e acessar suas fotos, é bom utilizar a dupla autenticação. Isso quer dizer que qualquer pessoa que queira ver seus arquivos terá que passar por duas verificações, dificultando o acesso.

Primeiro será necessário descobrir a senha para desbloquear o aparelho e depois a senha de acesso às fotos. Com o Cofre você pode escolher os arquivos e aplicativos que deseja incluir mais uma etapa de autenticação.

Mas lembre-se, como foi dito anteriormente, se você salvar as fotos no cartão de memória e não criptografa-lo, as pessoas poderão acessar seus arquivos ao inseri-lo em outro dispositivo.

Antifurto

O Antifurto do PSafe Total permite que você apague os dados de um aparelho roubado utilizando um celular cadastrado. Isso facilita, pois você não precisará entrar em nenhum site para deletar os arquivos, só preciso pedir ajuda para o contato cadastrado no App.

Na tela de “Proteção” do PSafe Total do contato cadastrado você deve marcar “Apagar dados” e seguir as instruções. Você também pode fazer isso via SMS, mas ambos os aparelhos precisam ter crédito para enviar mensagens SMS. É muito simples.

Do celular do contato cadastrado você deve enviar um SMS para o aparelho roubado com o texto apagar#suasenhacadastrada. E tudo será apagado.

Vale lembrar: Se o chip for bloqueado junto a operadora ou aparelho for formatada para configuração de fábrica ou o PSafe Total for apagado, nem o Cofre nem o Antifurto funcionarão.

Para evitar a desinstalação do App você deve ativar a função “Evite a desinstalação”. Com isso será preciso uma senha, escolhida por você, para desbloqueá-lo.

Tanto o Cofre quanto o Antifurto precisam ser ativados antes do aparelho ser furtado para funcionarem. Agora você pode tirar as fotos que quiser e estará em segurança, mesmo se seu aparelho for roubado.

Tags: