Celulares ajudarão usuários a dormir melhor

Apple e Amazon estão desenvolvendo tecnologias para melhorar o sono das pessoas na hora de dormir.

Ao anoitecer o corpo se prepara para descansar. O metabolismo muda, o cérebro se organiza para o repouso. Para isso é fundamental que a luz caia e todo sistema entenda que já é hora de dormir.

Porém, muitos levam o celular para a cama e perdem suas horas de sono. Isso acontece porque o organismo é influenciado pela luz e inibe a vontade de dormir do usuário. Com isso, o corpo deixa de produzir melatonina, substância fundamental para uma boa noite de sono.

Veja mais: Poucas horas de sono afetam o desempenho profissional.

Pesquisadores da Science Translational Medicine comprovaram que o efeito da luz do celular no organismo antes de dormir é maior que tomar uma xícara de café expresso. Foram 5 pessoas avaliadas durante 49 dias. O resultado provou que a cafeína retarda o sono em 40 minutos, enquanto a luz de um smartphone atrasa 85 minutos.

Pensando nisso a Apple e a Amazon já começaram suas pesquisas para produzir uma tecnologia que ajude a melhorar as noites de quem dorme ao lado do celular. No iOS o modo “Night Shift” será capaz de localizar o usuário geograficamente e alterar o modo de luz do aparelho quando for a hora de dormir. A Amazon também divulgou que seus tablets terão aplicativos que mudarão o tom de luz dos aparelhos para uma espécie de “Modo Sono” ajudando a descansar melhor.

Tags: