Chip de celular pega vírus?

Entenda se é possível infectar um chip de celular com vírus e saiba como proteger seu aparelho contra ameaças virtuais.

Os cibercriminosos estão cada vez mais se especializando nas formas de infectar celulares com vírus. Há registros de cartões de memória, pendrives e redes Wi-Fi sem senha usados para transmitir vírus e malwares. Mas será que chip de celular pega vírus? Os especialistas do laboratório de cibersegurança dfndr lab esclarecem essa dúvida.

Leia mais: Descubra o que é Phishing, Vírus, Malware e outros tipos de ciberataques

É verdade que chip de celular pega vírus?

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, explica que os chips de celular, também conhecidos como SIM cards, possuem um espaço de memória muito pequeno, o que dificulta a ação de cibercriminosos: “Considerando as informações que já vêm gravadas de fábrica e pela operadora nos SIM cards, deve sobrar menos de 60 KB disponíveis, um espaço muito limitado para cibercriminosos inserirem arquivos válidos do sistema Android, vírus ou malwares”.

Simoni esclarece não conhecer nenhum caso de chip infectado por vírus mas não descarta que, ao menos em teoria, seria possível que um hacker explorasse vulnerabilidades na comunicação de uma operadora para enganar as vítimas. “Como as operadoras costumam enviar solicitações de atualização diretamente aos chips de celular, teoricamente, um cibercriminoso poderia utilizar do mesmo meio para enviar comandos ao SIM card e manipular o usuário. Caso isso fosse feito, não seria incomum que usuários pensassem que seus chips de celular estão de fato infectados por vírus”, conclui.

Tem alguma forma de infectar um chip de celular com um vírus?

De acordo com Simoni, é muito improvável que alguém consiga inserir um vírus ou malware em um chip de celular: “Existe uma série de mecanismos de validação dos dados escritos no SIM card. Dessa forma, seria muito difícil passar essas verificações e enviar comandos a serem executados. O cibercriminoso poderia ter acesso apenas se encontrasse alguma vulnerabilidade”, afirma o Diretor do dfndr lab.

Como saber se meu celular está com vírus ou malware?

Assista no vídeo a seguir quais os sintomas que indicam que seu celular pode estar infectado por vírus.

Para remover vírus e malwares e ficar protegido contra outras ameaças virtuais, é recomendável que você sempre tenha instalado no seu celular um antivírus. O dfndr security, antivírus gratuito para Android, faz uma varredura completa em seu celular e remove de uma vez todas as ameaças, sem que você precise formatar o seu aparelho e perder todos os dados. Além disso, ele é capaz de avisar sempre que o usuário receber um link malicioso ou fake news dos seus contatos no WhatsApp, Messenger ou SMS. Toque aqui para instalar o dfndr security.

Leia também: Como saber se seu WhatsApp está sendo rastreado

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: