Cientistas conseguem burlar leitor de digital com impressora

Pesquisadores da Michigan State University conseguiram passar pela segurança de smartphones comuns usando apenas uma impressora e tinta especial. Entenda!

Você se sente seguro com o sistema de segurança do seu smartphone? Para muita gente, o leitor de impressão digital é o método mais prático e seguro para se proteger dados de um aparelho, já que é praticamente impossível duas pessoas terem as digitais iguais.

Porém, segundo pesquisadores da Michigan State University, basta uma impressora convencional e um pouco de papel e tinta especial para burlar o sistema de bloqueio.

Os pesquisadores utilizaram três cartuchos de tinta condutiva e um cartucho de tinta preta normal. Um papel especial da AgIC – empresa especializada em papel para produção de placas de circuitos – também foi necessário para o experimento, assim como uma impressora tradicional. Com esses elementos, basta recolher a impressão digital do seu alvo em alguma superfície (vidro, por exemplo), escanear, inverter a imagem e mandar imprimir.

Os cientistas foram capazes de burlar o sistema de bloqueio por digital do Samsung Galaxy S6 e o Huawei Honor 7. Confira o vídeo:

Recentemente, uma empresa chinesa chamada Vkansse apresentou na Mobile World Congress uma maneira de invadir o leitor de digital dos iPhones. Utilizando uma espécie de impressora 3D que cria um dedo de “massinha de modelar”, foi possível acessar normalmente o smartphone fabricado pela Apple. Mas, claro, com um custo bem maior do que a impressora de papel.

Tags: