Cinco dicas para proteger seu Android

No início de março, muitos usuários do Android notaram que seus telefones e tablets tiveram o tempo de bateria reduzido e ficavam superaquecidos. Esse episódio só reforçou o alerta para que usuários do […]

Preocupar-se com a segurança no Android é fundamental

No início de março, muitos usuários do Android notaram que seus telefones e tablets tiveram o tempo de bateria reduzido e ficavam superaquecidos. Esse episódio só reforçou o alerta para que usuários do sistema operacional Android sejam proativos na proteção de seus telefones e tablets.

Embora o Android seja o sistema operacional mais popular para smartphones, ele também é o maior alvo de ataque de malwares. De acordo com estudos recentes, a ameaça está piorando, pois a quantidade de malware destinados a celulares dobrou de 2012 para 2013.

A seguir, você confere cinco dicas de proteger o seu dispositivo contra os vírus:

1 – Pesquise os aplicativos antes de baixar:

Por meio de apps você tem a opção de incluir jogos, notícias e ferramentas úteis para seu smartphone. Mas antes de escolher um deles para o seu telefone, leia os seus comentários da loja de aplicativos para garantir a confiabilidade. Também é aconselhável que você só baixe aplicativos na Google Play Store, a loja oficial do sistema Android.

2 – Instale um aplicativo antivírus ou de segurança

Ter um bom antivírus no seu celular multiplica a proteção do aparelho. O PSafe Suite para Android oferece proteção e opções para otimização do seu celular. De acordo com uma pesquisa recente, os programas antivírus e antimalware, tiveram um índice superior a 90% na detecção de ameaças.

3 – Preste atenção às permissões de aplicativos

Quando for instalar um aplicativo, atente as permissões. Um aplicativo para papel de parede ou um despertador precisa acessar suas mensagens, contatos e configurações de rede. Portanto, se o aplicativo pedir isso, cancele a instalação.

4 – Lembre-se de atualizar o seu dispositivo

Eventualmente, o dispositivo irá solicitar que você atualize o seu sistema operacional. Apesar de demorar um pouco, atualizações trazem correções de falhas, melhorias e outros novos recursos que podem tornar o smartphone mais seguro.

5 – Bloqueie a tela com uma senha

O Android oferece muitas maneiras de garantir que ninguém mais consiga usar o seu celular. Na seção Configurações do dispositivo, acesse Segurança, depois Tela de bloqueio, o que permitirá que você defina um PIN ou senha para que o dispositivo só possa ser usado por aqueles que digitam essa informação. E mantenha poucas informações pessoais nele, como números de cartão de crédito. Dessa forma, mesmo se as suas medidas de segurança falharem, os hackers não terão acesso às informações mais importantes.

Tags: