Cinco ROMs para dar uma repaginada no seu Android

Confira cinco ROMS para dar aquela repaginada no seu Android e melhorar o seu uso.

O Android é o sistema operacional móvel mais versátil do mercado, já que permite a customização completa do seu layout além da inserção de novos recursos. Se está de saco cheio do visual do SO do seu smartphone, mas não tem a paciência ou conhecimentos de programação, não fique triste. Através das ROMs, você pode dar uma repaginada e ter o smartphone como novo. Confira algumas das melhores ROMs para Android.

Veja como instalar ROMs em seu smartphone Android

CyanogenMod

Uma das ROMs mais conhecidas se destaca por ser uma das mais estáveis modificações do Android, já que permite um sistema sem travamentos, problema bastante comum quando se muda o SO padrão que vem no smartphone. Ele é compatível com Theme Chooser, ou seja, você poderá modificar o visual sempre que quiser, por um aplicativo supersimples. Além disso, ele adiciona mais recursos ao aparelho, como a possibilidade de overclock do CPU, alterar o gerenciamento de memória RAM e compartilhar o 3G por Bluetooth ou USB. Alguns usuários relatam bugs, como a falha no rádio FM.

Android Open Kang Project (AOKP)

A ROM do unicórnio é indicada para quem quer total poder de customização no smartphone Android. Ele permite configurar tudo, desde as cores da central de notificações e dos botões virtuais, até as animações de transição entre aplicativos.  É possível adicionar notificações de led para cada aplicativo, ter a ativação de tela cheia automática em alguns apps, além de um menu adicional na lateral da tela. O ponto negativo fica pela instabilidade. Alguns aplicativos podem fechar repentinamente ou até mesmo parar de funcionar.

MIUI

ROM da Xiaomi, gigante chinesa de tecnologia, é uma alternativa para quem não quer saber mais do Google. Ele possui uma suíte de otimização e até mesmo uma loja de aplicativos própria. Seu layout é muito parecido com o iOS, da Apple. Como é de uma fabricante de smartphones, os bloatwares podem não agradar tanto.

OmniROM

Apontado como o principal rival do CyanogenMod, a OmniROM permite uma maior otimização dos aplicativos no dispositivo como a possibilidade de trabalhar em multijanelas. Além disso, ele conta com algumas melhorias visuais, como o Phase Beam e alguns menus com efeito 3D. A principal novidade está no instalador OmniInstaller, que permite baixar e instalar a ROM de forma simplificada.

Paranoid Android

Carinhosamente conhecida como PA, a ROM é uma das queridinhas para muitos donos de smartphones Android. Um dos principais recursos está no modo híbrido, que permite modificar o tamanho de cada elemento que está na tela, permitindo otimizar o espaço útil do display. 

Tags: